O IPMA tem agora os seus AVISOS METEOROLOGICOS de modo descritivo (não sei se será o modo correto de dizer). Encontra-se no separador de "O TEMPO" abaixo de "PREVISÃO DESCRITIVA".
Algo que apoio desde que me meti nas meteorológicas é que o sistema de avisos do IM/IPMA deveria ser alterado. Quando fizeram a divisão da R.A.M. em zonas distintas, pensei que fizessem o mesmo no Continente, mas tal não se verificou. Penso que uma maneira simples e eficaz de fazer a alteração seria passar a lançar os avisos por concelhos, mas também não me admirava se essa alteração ainda não foi efectuada porque depois seria dificil de apresentar tudo isto de forma clara na comunicação social.são detalhes... em Faro no todo estamos com aviso laranja desde as 8 da noite, sei que está a chover bem no barlavento mas aqui em Faro a noite segue tranquila.
Algo que apoio desde que me meti nas meteorológicas é que o sistema de avisos do IM/IPMA deveria ser alterado. Quando fizeram a divisão da R.A.M. em zonas distintas, pensei que fizessem o mesmo no Continente, mas tal não se verificou. Penso que uma maneira simples e eficaz de fazer a alteração seria passar a lançar os avisos por concelhos, mas também não me admirava se essa alteração ainda não foi efectuada porque depois seria dificil de apresentar tudo isto de forma clara na comunicação social.
Sim realmente chegar ao nível de concelhos, embora na teoria fosse o ideal, é complicado, especialmente porque seria caótica a previsão e extremamente redundante no Norte, onde os concelhos são muitos e de área muito mais pequena!
Mas é claro há muitos anos, que a divisão por distritos não chega.
Tal como na Madeira distinguir regiões montanhosas é bom, também já temos visto no continente avisos relativamente às zonas costeiras do estado do mar, o que também é bom, mas claro uma sub-divisão menor que distrito era essencial.
Se o IPMA já usa por definição a separação entre 3 áreas (Norte, Centro e Sul) sem representar distritos específicos ou nenhum critério demasiado rígido, naturalmente era mais que aceitável a sub-divisão de certos distritos, como o exemplo referido do Barlavento e Sotavento no distrito de Faro. Rapidamente as pessoas se habituavam e a informação era muito melhor.
Talvez com uma sub-divisão que aproximadamente duplicasse o número de divisões actuais, complementanda com distinções específicas em casos de fenómenos costeiros e áreas montanhosas, fosse mais que suficiente para melhorar drasticamente a qualidade e utilidade dos avisos.
E quem vos disse que isso já não estará a ser equacionado?
Que eu saiba, devido á propria orografia de Lisboa que tem pequenos montes, faz com que qualquer pequena carga de água em pouco tempo faça pareçer que passou um Furacão por Lisboa. Sinceramente acredito em valores muito pontuais na ordem dos 30 mm em algum ponto mas nada mais do que isso !
sinceramente acho o ipma inocente, como todos sabemos é muito difícil fazer previsões e como se viu choveu torrencialmente em Lx e mais a norte se calhar ninguém deu por nada, no outro dia pôs o pais em alerta laranja e toda a gente, pensava que vinha um diluvio e no final, nada se passou, é preso por ter cão e preso por não ter