IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Ok, a de Cabril apareceu logo na hora a seguir no mapa, no entanto os problemas continuam, agora que veio chuva, mais uma vez, EMA daqui (Ponte de Lima) deixou de contabilizar precipitação, estará o pluviómetro outra vez entupido? Ou será outro erro qualquer?
 
Em Amareleja a EMA estava num local escondido e foi duas vezes assaltada. Desta vez mudamos o local da instalação para junto da ETAR de Amareleja onde se encontra bem protegida e a funcionar com energia de 220V. As condições circundantes do local também é um pouco diferente. No antigo local havia demasiadas árvores à volta. Agora está muito mais próxima da condição ideal de instalação exigida pela OMM.

É sempre um momento muito triste uma estação como essa e com tantos anos ter que mudar de local, dá um bocado cabo da climatologia pois deixa de ser possível comparar séries actuais com o passado, se falarmos de rigor a nível cientifico. Os registos dessa estação, bem ou mal, fazem parte da história climática de Portugal, estão associados à terrível onda de calor de 2003 detendo o recorde da temperatura mais alta medida oficialmente em Portugal.
Imagino que não foi uma decisão fácil mudar de local mas dadas as circunstâncias temos que compreender a situação.
Já agora, só por curiosidade, a questão das árvores da "antiga" Amareleja gerou aqui uma intensa discussão há uns anos atrás :)

Aproveito também para elogiar esta postura do IPMA representado pelo @jmbneto em vir aqui dar conta destes pormenores, todos sabemos que as dificuldades são muitas, mas é este o caminho.
 
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUTOMÁTICA DE AMARELEJA DE NOVO EM FUNCIONAMENTO

emac-amareleja-01.jpg

2015-04-24 (IPMA)


A Estação Meteorológica Automática (EMA) de Amareleja (Figura 1) está de novo em funcionamento e os dados em tempo real na página do IPMA. A EMA (após vários atos de roubo e vandalismo) teve de ser relocalizada, e está instalada em espaço das Águas Públicas do Alentejo.

O IPMA deve uma menção especial à Junta de Freguesia de Amareleja e às Águas Públicas do Alentejo por todo o apoio e colaboração na relocalização e instalação da estação da Amareleja, estação que registou o valor mais alto de temperatura máxima do território (47.4 °C no dia 1 de agosto de 2003).

A antiga Estação Meteorológica Clássica foi igualmente relocalizada para o Parque Baldio das Ferrarias, numa cooperação da Junta de Freguesia de Amareleja com o IPMA (Figura 2). Esta estação tem como principal objetivo as atividades de âmbito escolar.

 
É de facto de louvar as melhorias que o IPMA tem feito no seu site tendo em conta os fundos limitados de que dispõe.

É importante no entanto garantir a fiabilidade dos dados de todas as estações presentes online, sejam EMA ou RUEMA, e é com alguma preocupação que se verifica que algumas das estações apresentam dados duvidosos quer por falhas no hard/software ou devido a problemas com a instalação...seria bom ver esses problemas resolvidos.

Seria interessante tambem passar toda a informação de RADAR para o "mapa dinamico" acrescentando mais parametros como os maximos de reflectividade, os cortes verticais, velocidade do vento ( Base Radial Velocity) e eventualmente os tipos de precipitação...
 
Para entusiastas era realmente um grande desenvolvimento, no entanto, implementar esse tipo de produtos num output público requer algum trabalho que o IPMA provavelmente paga para ter por parte de web developers e afins, mas sempre à espera de surpresas. :p
 
  • Gosto
Reactions: CptRena
Desde a 01:47 que o quadro de avisos é este. Então, a não ser a ondulação, não há avisos para os distritos de Coimbra e Leiria?
MT40Gwv.jpg


Até pode ser mesmo assim, mas... com este panorama?
i5KP17V.jpg


QuZndbl.jpg

UrA8NLl.jpg


g1mVl0v.jpg

As unidades são centímetros de chuva.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena
Explicações precisam-se, se fazem favor:

@StormRic, sem querer ser o advogado do diabo, acho que tu próprio respondeste a essas explicações, há instantes no tópico das previsões.

Além do GFS, que previa este acumulado de precipitação entre as 0h e as 9h:

c8RNPov.gif

Tínhamos o WRF a prever apenas chuviscos para Leiria nesse período considerado:

Ll4hyL7.png


O europeu a não ir muito além dos 5mm das 6h ao meio-dia:

tOrfdJ8.gif


E o ALADIN a prever entre 2 e 5mm:

OysIPBq.gif


Ainda não encontrei nenhum modelo, que mesmo agora, em cima do acontecimento, tenha 30-40mm na região centro entre Leiria e Trancoso.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e StormRic
sem querer ser o advogado do diabo, acho que tu próprio respondeste a essas explicações, há instantes no tópico das previsões.

Além do GFS, que previa este acumulado de precipitação entre as 0h e as 9h:

É portanto, como eu já sugeri, um verdadeiro caso de estudo. O que não terá sido introduzido nos modelos como situação de partida que os tenha feito falhar a apenas algumas horas, 3h, 6h?
Os dados iniciais insuficientes? O que é certo é que a depressão na sua passagem pelos Açores já não se comportou exactamente como os modelos previam.
Aqui no continente aquela linha de instabilidade a cruzar a região centro, não foi só uma célula, foi uma longa cadeia de células durante toda a madrugada e início da manhã. Algum comportamento do jet nos níveis médios e altos que não foi correctamente modelado?
Mas o meu pedido de explicações também tem a ver com a manutenção de um aviso em verde quando claramente já se estava a observar uma situação em desvio da prevista pelos modelos. Porquê esta inércia em mudar os avisos atempadamente?