IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Penso que ainda não foi referido. O IPMA tem agora imagens de satélite melhoradas (canto inferior direito da página principal). Incluindo o infravermelho a cores (mal traduzido do enhanced infrared):

A8wc0NK.png

As imagens têm um espaçamento de 15 minutos com um desafasamento de 10 minutos mais ou menos (o que eu conseguir apurar). Também é possível aproximar a imagem:

nROlBIf.png

Parabéns ao IPMA :palmas: (tenho grande expectactiva para a ferramenta final do Eumetsat - redução do desfasamento dos 30 mins, melhor definição, etc).

@Vince

Também se pode ser no canto superior esquerdo na seção Espaço

Um bom progresso por parte do IPMA, que inclui as imagens do novíssimo MSG-4, lançado em Julho deste ano. O único "defeito"/sugestão que tenho a apontar é que a resolução podia ser um pouco melhor, ao fazer-se zoom. As imagens de radar dinâmico pecam um pouco pela mesma coisa devido ao método de processamento de imagem que utilizam nos overlays, mas são ferramentas extremamente úteis que o IPMA adicionou.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Pergunta de quem percebe muito pouco disto, as zonas a vermelho são onde esta a chover mais?

Pela escala do IPMA as cores correspondem a temperaturas.

Andei a pesquisar as nuvens de grande desenvolvimento vertical e percebi que são as de trovoada, mas não percebo bem a ligação com a temperatura.

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Pergunta de quem percebe muito pouco disto, as zonas a vermelho são onde esta a chover mais?

Pela escala do IPMA as cores correspondem a temperaturas.

Andei a pesquisar as nuvens de grande desenvolvimento vertical e percebi que são as de trovoada, mas não percebo bem a ligação com a temperatura.

Há uma legenda com o intervalo de cores, mas alguém poderá explicar isto melhor porque também tenho curiosidade!
scale3.png

O @Vince já abordou isso:

http://www.meteopt.com/forum/topico...adeira-setembro-2015.8388/page-24#post-505572

Estou com dificuldades em aceder ao site do IPMA, demasiados acessos? Mais alguém com o mesmo problema?

EDIT: Gil_Algarvio, assim não vale. :malandro:

• Gosto
Reactions: Gil_Algarvio
Com um evento destes e o IPMA não actualizou a previsão descritiva, e colocou apenas aviso amarelo para o Alentejo e Algarve :facepalm:

130 mm em Almancil... :maluco:

Aqui, está sol agora. :unsure:

Eu tinha chamado a atenção, que podia ser o irmão gémeo do 13 de Outubro de 1989, embora não seja em Faro e Olhão, mas a quantidade de precipitação em algumas estações é quase idêntica a esse dia, Almancil só está a 34 mm do recorde de Faro (Aeroporto).

Se esta situação, fosse em Lisboa, as autoridades talvez tivessem emitido o alerta mais cedo, mas como foi no Algarve e quase nunca chove é isto. Isto é tudo muito engraçado, mas não esqueçam que a maré está vazia, já imaginaram se fosse no pico da maré cheia. Albufeira era literalmente engolida.

Desde de 5ªf/6ªf que era notório nos modelos que ia acontecer isto, com alguma severidade no Algarve, a ANPC tapou os olhos e lançou ontem ao final da tarde, um alerta, então, o IPMA com o seu medo ou cagufa, lançou um aviso vermelho à 1h da manhã, quando o mesmo devia ter sido lançado logo na manhã de ontem, quem é que está a ver o site do IPMA a essa hora, depois as tragédias acontecem e vão acontecer futuramente mas nunca mais aprendem.

Aqui, está sol agora. :unsure:

Desde de 5ªf/6ªf que era notório nos modelos que ia acontecer isto, com alguma severidade no Algarve, a ANPC tapou os olhos e lançou ontem ao final da tarde, um alerta, então, o IPMA com o seu medo ou cagufa, lançou um aviso vermelho à 1h da manhã, quando o mesmo devia ter sido lançado logo na manhã de ontem, quem é que está a ver o site do IPMA a essa hora, depois as tragédias acontecem e vão acontecer futuramente mas nunca mais aprendem.

Agora é fácil criticar o ipma que lançou o aviso vermelho tarde demais, eles têm de ter quase a certeza do que vai acontecer, não podem ter a certeza porque na meteorologia não há certezas, imagina que a depressão tinha ficado toda no mar e não tinha chovido tanto como se esperava com que cara o ipma ia ficar? Aliás até me parece que o pior ficou no mar. Lançaram o aviso quando tiveram quase certezas que ia acontecer algo grave, não se lançam avisos vermelhos sem se ter quase a certeza do que vai acontecer.
Podemos dizer que o lançou tarde demais, mas lançou.

• Gosto
Reactions: Mike26 e TiagoLC