IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Eu penso que é essa a escala default das versões modernas do Rainbow (software que o IPMA e muitos outros institutos mundiais usam), e sinceramente a mim não me induz em erro, mas realça mais algum do clutter/ruído porque está mais escuro. Esta escala é semelhante à da AEMET.

É mais "chato" o atraso na publicação das imagens, sim. Presumo que tenham algo tipo um cron de 5 em 5 ou de 10 em 10 minutos a verificar a disponibilidade das imagens, mesmo que estas sejam submetidas no servidor muito antes, talvez para evitar situações em que há atraso nesse primeiro processo - mas há outras formas de contornar isso... e ainda assim garantir que as imagens são disponibilizadas assim que aparecem no servidor.

Última edição:
É mais "chato" o atraso na publicação das imagens, sim.
É algo que em situações de correntes rápidas ou desenvolvimento de convecção forte torna quase inúteis as imagens com 10 minutos ou mais de atraso.
Este mês foi fértil em situações dessas, a observação à janela foi muito mais eficaz...

Pluviómetro da estação de Viseu (Cidade) deve estar com problemas.
Está, de certeza, o gráfico pluviométrico horário não engana, sobretudo quando quase todo o resto do continente tem zero desde as 18h.
Graf.Viseu-cidade_20250420.webp