Jakob Maersk - 1975 Porto de Leixões

  • Thread starter Thread starter Snifa
  • Data de início Data de início

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
12,475
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Hoje ao pesquisar pelo Youtube deparei-me com este vídeo de 29 Janeiro de 1975, e veio-me à memória ( ainda que muito vaga) a tragédia do super petroleiro Dinamarquês junto ao Porto de Leixões, na altura acontecimento dramático, o crude ardeu durante 3 dias, tendo as chamas atingido mais de 100 metros de altura.

Tudo começou pelas 12.30 h, depois de o petroleiro ter encalhado num banco de areia, uma enorme explosão foi ouvida por toda a Cidade e o navio partiu-se em três.

Alguns dados:

Nome: Jakob Maersk
Data de Naufrágio: 29 de Janeiro de 1975
Local: Entrada do Porto de Leixões- Portugal
Navio: Petroleiro de 84000 toneladas
Data de construção: 1966
Bandeira: Dinamarquesa
Carga: Crude

Tratou-se de uma das maiores tragédias em território Nacional, cerca de 50000 toneladas de crude arderam no mar, 25000 toneladas ficaram à deriva no mar e cerca de 15000 toneladas deram à praia.:eek:

Um relato:

Neste dia, pelas 12.35, o super-petroleiro Jabob Maersk, de pavilhão dinamarquês, carregado com 80.000 tonaledas de petróleo vindo do Irão, encalhou num banco de areia junto ao Porto de Leixões, em frente á Avenida Montevideu, na cidade do Porto.

Poucos momentos depois, o motor do navio incendiou-se, provocando uma súbita e estrondosa explosão, partindo o navio em 3 partes. A explosão foi audível em quase toda a cidade e inúmeras viaturas que passavam junto á marginal viram as suas viaturas afectadas com a queda de petróleo em chamas. 7 dos tripulantes faleceram na explosão.

Durante 3 dias o navio esteve em chamas que atingiram os 100 metros de altura. A nuvem de fumo criada foi visível em vastas extensões, havendo relatos do seu avistamento em Viana do Castelo e Aveiro.

Dezenas de pessoas moradoras na zona mais próxima do acidente foram internadas com problemas respiratórios devido aos fumos tóxicos. Em toda a cidade o ar tornou-se quase irrespirável, tornando-se necessário manter portas e janelas fechadas. Muitos estabelecimentos comerciais foram obrigados a fechar. Chegou a aventar-se a hipótese de dezenas de milhar de pessoas terem de ser evacuadas da cidade, pelo perigo de exposição aos gases tóxicos e dificuldades respiratórias.

Nas semanas seguintes ao acidente, a parte dianteira do navio foi-se lentamente deslocando até encalhar definitivamente mesmo junto ao Forte de S. Francisco Xavier (Castelo do Queijo), onde permaneceu nos 20 anos seguinte, tornando-se um ícone, ainda que involuntário e temporário, da cidade.

http://www.portoantigo.org/2009/02/jacob-maersk-1.html


Video da época:

[ame="http://youtu.be/jb3FvmaWtRo"]http://youtu.be/jb3FvmaWtRo[/ame]


Algumas fotos:

WmVsUJU.jpg



XUr3fBU.jpg



TPzjcHG.jpg



4C9TNkg.jpg


LVGl61y.jpg


cYqnR8f.jpg
 
Mais um vídeo deste acontecimento feito com fotografias da época:

[ame="http://youtu.be/0sY9rk27q84"]http://youtu.be/0sY9rk27q84[/ame]


Este acidente está em quinto lugar na lista dos que mais poluição causaram em termos de efeitos ambientais adversos nas costas.

Não foi o que mais volume de crude perdeu (vazou), mas em termos de efeitos nefastos e prolongados foi dos piores a nível mundial segundo esta lista:

04ZyuId.jpg



http://www.cetesb.sp.gov.br/userfil...geral/Principais-acidentes-internacionais.pdf
 
Deixem a vossa opinião. Espero que gostem.

http://youtu.be/1ZMXH5eHRew

Grande documento! Em 1975 a filmagem em 8mm não era para todos :thumbsup:
Nessa altura tirava eu fotos a preto e branco e em slides Agfachrome (tinha 16 anos). Só vi os restos do Jacob Maersk quatro anos depois, quando em 1979 fiz uma volta ao norte. Como é que fizeste a digitalização?

Não conhecia o relato/antevisão de Rui Amaro, interessantíssimo, obrigado pela partilha.
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Paelagius
Grande documento! Em 1975 a filmagem em 8mm não era para todos :thumbsup:
Nessa altura tirava eu fotos a preto e branco e em slides Agfachrome (tinha 16 anos). Só vi os restos do Jacob Maersk quatro anos depois, quando em 1979 fiz uma volta ao norte. Como é que fizeste a digitalização?

Não conhecia o relato/antevisão de Rui Amaro, interessantíssimo, obrigado pela partilha.

obrigado pelo feedback ;)

foi sucessivamente convertido para novos formatos: 8mm > super8 > beta > vhs > ...

recorri a uma solução barata como a cópia da placa de captura de vídeo easycap (7,47€)
http://www.dx.com/p/easycap-usb-video-capture-adapter-5707#.VAObHHx0zIU

estejam à vontade para contactar via mensagem privada se tiverem alguma dúvida ou outra questão a fazer.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Não conhecia também. Essa tabela como está ordenada? É que os valores estão todos misturados.
Penso que por ordem cronológica!

Aproveito para deixar os meus parabéns pela recolha feita pelo Snifa e o documento apresentado pelo Paelagius!:thumbsup:
 
Faz hoje 50 anos o terrível acidente do super petroleiro Jakob Maersk em 29/01/1975.

Tratou-se de uma das maiores tragédias em território Nacional, cerca de 50000 toneladas de crude arderam no mar, 25000 toneladas ficaram à deriva no mar e cerca de 15000 toneladas deram à praia.

Naufrágio de Jakob Maersk: passados 50 anos as memórias permanecem na história do porto de Leixões.


Há 50 anos aconteceu um dos acidentes mais marcantes na história do porto de Leixões. Na altura, seis pessoas morreram emilhares de toneladas de crude foram derramadas.

Foi há exatamente 50 anos, a 29 de janeiro de 1975, o mais grave acidente no porto de Leixões. Um petroleiro dinamarquês encalhou junto à praia de Matosinhos e provocou um incêndio que se prolongou por vários dias.

Seis pessoas morreram e milhares de toneladas de crude foram derramadas e várias praias ficaram longos meses contaminadas.

Na altura, escolas fecharam e as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa devido à poluição ambiental.

Calcula-se que as chamas tenham atingido os 50 metros de altura. A única parte que sobreviveu foi a proa, arrastada por ventos e marés, e ficou encalhada no Castelo do Queijo.




 
Última edição:
Mais algumas fotos da época sobre o desastre, nesta primeira nota-se que já teriam sido colocadas barreiras por causa do crude:

475529452_1116141380520764_6790129074770641602_n.jpg



475658545_1116141453854090_538067163466471725_n.jpg




474519851_1116141537187415_1337544098494481402_n.jpg


474529374_1116141457187423_8924397238986316341_n.jpg



475534037_1116141383854097_539371318899518298_n.jpg



Fonte: facebook:


1738234264654.webp
 
Última edição: