Maternidade de Silves dá linces-ibéricos ao mundo há dez anos – e não vai parar
O 10º aniversário do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico celebra-se hoje
Foi um caminho por vezes difícil e muito emotivo, que fez «perder anos de vida» a Rodrigo Serra, mas os dez anos de existência do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), que funciona desde 2009 em Silves, só podem ser vistos como sendo «muito positivos» pelo diretor do centro.
O
Sul Informação esteve no CNRLI para conhecer a história desta infraestrutura que tem dado um forte contributo para a recuperação de uma espécie que, há uma década, estava em pré-extinção, em Portugal. Hoje, o lince-ibérico ainda continua
criticamente ameaçado, «mas, esperemos, a caminhar em direção ao apenas
ameaçado». Afinal, em 2009, não havia registo de nenhum lince em Portugal e hoje «há 105 exemplares na zona do Baixo Guadiana».
Para aqui chegar, foi preciso trabalhar muito e, acima de tudo, saber sofrer. «Eu perdi anos de vida! Porque, naturalmente, o arranque de um centro desta natureza é sempre uma coisa complicada. Os animais que se recebe ou são animais que tiveram problemas noutros centros, ou são imaturos, que estão nas suas primeiras tentativas de reprodução».
https://www.sulinformacao.pt/2019/1...sTzfBPqoz2zyDtQl-Hcvd16AG_4cQIz5lK7NNPQWDFqnc