Uma vizinha dos meus pais encontrou um gato com uma perna ferida num laço e encontrou mais laços no terreno, isto foi no Algarve junto a um meio urbano... o engraçadinho que pôs os laços achou provavelmente que ia apanhar um coelho ou uma lebre mas acabou por fracturar a perna ao pobre do bicho.
Pois é, infelizmente quando se pensava que essa "moda" dos laços já estava ultrapassada, e era da década passada, agora com a praga dos javalis principalmente voltaram a aparecer, mas quem coloca essas "porcarias", esquece-se de que qualquer animal, ou mesmo uma pessoa possa lá cair, e ficar gravemente ferida.
Na semana passada, aqui próximo houve registo de um cão que teve o azar de cair numa dessa armadilhas, e quando, foi encontrado, já passado alguns dias, estava em muito mau estado de saúde, e o aninal em sofrimento teve de roer a própria pata, o que só de pensar no assunto, parece um verdadeiro fime de terror.
Ele estava em sofrimento e não deixava sequer alguém aproximar, mas lá o conseguiram resgatar e levá-lo até ao veternário que teve de lhe retirar a pata.
A praga dos javalis, continua na ordem do dia, e ainda ontem ouvi nas notícia um caçador a dizer, que se ele, e mais colegas caçarem um javal, já fazem uma festa, e pronto, enquanto o pensamento for este, não vamos longe.
Os caçadores da minha localidade, preferem antes caçar pombos, é mais fácil de transportar, até á cintura.
@MSantos, é bem verdade, os gatos, são para estarem o mais próximo possível de casa, ou então podem sempre caçar ratos, como a minha gata gosta de fazer, e essa é a sua especialidade, e não precisa de procurar muito longe. Ela passa cerca de 10 a 12 horas a dormir dentro de casa.