Sim, claro, se reparares bem, eu disse "dos locais mais quentes na temperatura média em Portugal, nos meses de Verão", não digo que é o local mais quente. Já reparei, pelos mapas do IM, que algumas zonas muito restritas (tipo "nanoclima") dos Vales do Tejo, do Douro e do Guadiana alentejano apresentam alguns recordes de temperatura máxima e mesmo média, especialmente no Verão. Também as zonas da raia alentejana e beirã talvez ultrapassem Alcoutim e Castro Marim. Agora, quando de Junho a Setembro, as mínimas deverão rondar uma média de 18ºC e as máximas uns 32ºC, dará uma média de mais ou menos 25, o que para estes 4 meses em conjunto (estou a considerar neste caso um pouco mais do que estritamente o Verão) parece-me bastante elevada. Mas não digo que seja "o" local com o Verão mais quente, mas seguramente um dos mais quentes, realço, na temperatura média (não na máxima, obviamente). De qualquer forma já foste a Alcoutim no Verão? É tão quente quanto Mértola. Talvez com as máximas ligeiramente mais baixas e as mínimas ligeiramente mais elevadas.
PS: isto já começa a ficar fora do âmbito do seguimento meteorológico![]()
Dos locais mais quentes do verão, talvez.
Sim essas regiões baixas do Douro, Tejo e Guadiana, por exemplo, atingem bons valores médios de máximas e gerais acredito eu ( atenção que os valores apresentados são a média hipotética para 30 anos dos 3 meses mais quentes).
A apenas 500 metros da zona baixa de Alcoutim, no outro lado da fronteira, a média geral( em 25 anos) para os 2 meses mais quentes foi superior a 27ºc.
O lado português tem todas as condições para atingir valores idênticos.
E isto numa série menos recente. Seria necessário, saber as condições desta estação e ter registos mais recentes, caso o seu funcionamento seja correto. Ou então cobrir melhor climatologicamente estas regiões.
E esta não é considerada a zona mais quente do Vale do Guadiana.
E sim já fui a Alcoutim e a Mértola.