Fil
Cumulonimbus
Eu não disse que não. Eu referi muito especificamente em relação aos locais mencionados... Bom então se Bragança é ligeiramente mais quente do que mencionei, ainda bem, que eu é que não me importo nada. Mas garanto que vi o valor de 2 para Janeiro relativo a Bragança em algum lado para 1961-1990...
Se calhar a fonte não era boa e eu é que levei com ela...
Quanto aos vales ou encostas ( sim eu não falei só de vales) existem muitos locais no Douro a atingirem valores médios amenos e mais altos no inverno do que em zonas altas.
Sobretudo os que são relativos ao mencionado neste meu tópico.
Exemplos claros é o de Pinhão com 8, que quase chega à média do Porto para Janeiro ( num estudo vi 9 vírgula qualquer coisa para 1961-1990 se calhar tb era peta e andam aí uns mentirosos organizados a denegrir o nosso país...).
Tb é de mencionar que nas encostas não há grande acumulação de ar frio no inverno ou à noite e aí tb se atingem grandes valores no verão...
No fundo, já sabemos que há vales quentes mas mais frios no inverno que em zonas altas, que há encostas mais quentes do que frias ou vice-versa tb, e até que há vales quentes no verão e amenos no inverno.
Senão o fosse ( e aqui caminhamos um pouco para a minha área) não vingariam as amendoeiras e as oliveiras nos vales do Douro.
Vale e encosta são duas coisas bem diferentes, um vale tem normalmente amplitudes térmicas maiores que as encostas tendo estas temperaturas mais amenas e portanto extremos menores. Eu só comparei os vales a outros relevos de altitude semelhante e nessas ciscunstâncias um vale tem quase sempre médias mais baixas no inverno, no verão um topo em príncipio deve ter médias mais baixas que um vale. Também existem meses em que vales ou zonas planálticas têm médias inferiores a zonas com mais do dobro da altitude como foi o caso de Janeiro de 2005 ou Dezembro de 2001.
Quanto ao Pinhão, está numa margem do Rio Douro ao nível do mar e isso explica a pouca diferença que tem com o Porto. A média deve ser semelhante à da Régua, que tem uma média em Janeiro de 8,1ºC. A estaçao meteorológica do Porto está a maior altitude que a da Régua.
Oliveiras também existem cá para cima, são árvores bem resistentes ao frio. Estão presentes em zonas bem frias e continentais de Espanha! As amendoeiras não conheço, mas tenho aqui em minha casa um cerdeiro que é uma árvore muito "parecida" e tem-se aguentado muito bem