Seringador
Cumulonimbus
Antonio disse:Mas a horizontalidade da parte iluminada não depende apenas da rotação da Lua à volta da Terra e não com a temperatura? Se calhar não estou a entender bem o que queres dizer...
Penso que não estamos a falar da mesma coisa eu não estou a falar dos fenómenos de rotação ou ciclos da Lua, pq esses são de 41.000 anos e um ciclo da Lua com o mesmo º inclinação são de 18,600 em 18,600 anos e dava para outra discussão!
eu estou a falar no aspecto de observação directa da Lua nas diferentes fases, após a Lua Nova é importante observar que parte começa a ficar iluminada ( crescente é sempre da direita para a esquerda no n/ ponto de vista), i.e. se é mais Lado direito superior ou inferior ou se está a ficar iluminada por todo lado direito de alto a baixo como o simbolo islâmico da lua!
Tudos tem um significado e, na Lua cheia o mais importante é a intensidade e a cor da Lua....
estas observações permitiram extrapolar, já que penso que reflectirão pequeníssimas diferenças de movimentos e ângulos de inclinação dos dois astros, que poderão infliuenciar o importante campo magnético entre a terra e a lua, afectando assim o sistema da atmosfera e consecutivamente da troposfera!
Última edição: