vamos la ver se hoje vai aparecer marte ao lado da lua..
quero ver
Marte, tal como muitos outros planetas do Sistema Solar "passa" na mesma linha imaginária "elíptica" por onde passa também a Lua e o Sol , pois tem uma excentricidade orbital aproximada com todos os planetas (à excepção de Netptuno e Plutão que têm excentricidades diferentes), pelo que se eu quiser encontrar os planetas do sistema solar no céu da noite, encontro-os no mesmo "trilho" do Sol e da Lua de Este para Oeste aproximadamente, variando em altura consoante a latitude e a altura do ano (inclinação da Terra). É normalissimo ver os planetas no mesmo trilho da Lua, próximos até..
Quanto à proximidade de Marte, penso que tal aconteceu à 1 ano ou 2, tendo sido máxima desde há milhares de anos, de qualquer forma, Marte aproxima-se da Terra, de forma normal, são orbitas diferentes mas terão sempre um ponto distante e um próximo todos os anos terrestres ou marcianos! Durante o ano deverão ser muitas as ocasiões onde vemos Marte junto à Lua, vulgar julgo eu.. Mas para o vermos do tamanho aparente da Lua, é muito fácil, basta pegar num telescopio que o aumente 35x a 70x de tamanho e já tá! Um olho na Lua e outro no telescópio em direcção a Marte!
Quanto às marés, a posição da Lua contribui talvez para 95% do efeito, a posição do Sol para 4.9% do efeito e os restantes planetas mesmo que alinhados em conjunção nunca devem contribuir para mais de 0.1% do efeito da maré e 0.1% até é demais..