Estava no site do IPMA e reparei numa funcionalidade curiosa que nunca tinha visto antes: previsão à hora para várias localidades da Madeira. É novo? Que modelos usam para prever parâmetros como temperatura e nebulosidade numa orografia como esta?

Então quem andará na frente, Selvagens ou Ponta do Sol?
Seria curioso, saber em que parte da ilha, a estação das Ilhas Selvagens, está instalada.
Eu acredito que as Selvagens vão surpreender mais pela baixa precipitação.
Ponta do Sol, poderá até ser ligeiramente mais quente em média que as Selvagens, ainda que fique fora das zonas mais quentes da ilha principal da Madeira.
Para já a melhor candidata, na minha opinião, (pela sua posição geográfica) é a Fajã dos Padres.
Mas se calhar, tal se deve ao meu conhecimento, provavelmente algo limitado, sobre os locais mais quentes da Ilha.
Já agora tenta participar mais cá , o pessoal sente a falta das tuas análises. E parabéns pelo BW, está uma página fantástica.Fantásticos esses coqueiros!
Já tinha visto um tópico aqui no fórum com fotos de coqueiros em Porto Santo... há coqueiros no Funchal, já o vi, mas pelos vistos não dão fruto.
Coqueiros com fruto na Madeira é impressionante, alem de serem provavelmente os coqueiros mais longe do equador do mundo, devem também ser e de longe os coqueiros que frutificam mais longe do equador do Planeta.
Vou utilizar uma foto num artigo para o BestWeather![]()
Fotos espetaculares, obrigado!Olá a todos já faz algum tempo que venho aqui (espero tornar me mais activo outra vez!). Antes do mais obrigado a todos pelas novas informações.
Em relação aos abacates, sem dúvida, temos uma quinta em Alquerubim perto de Águeda, e a árvore da abacates e muito bons,apesar de tudo este ano com as geadas queimou toda, deve recuperar mas não conto que de nada no próximo ano.
Art-J obrigado pela compilação tenho poucas dúvidas que a estação de Lugar de Baixo já ande em torno dos 17,8 (tropicais 64 F) no mês mais frio conforme os teus dados mostram! Já agora como tem estado a estação este ano, tenho notado que o verão foi mais frio, pelo menos comparativamente à estação do observatório do Funchal.
Em relação às selvagens, é verdade o que se tem dito. Até as temperaturas mínimas (pelo menos em Agosto/Setembro) não parecem ser mais altas!
Uma observação não muito cientifica que quero reportar:
No outro dia fui à Madalena do Mar e por volta das 3 da tarde deixei o termómetro do lidl debaixo da sombra duma árvore na marginal. O asfalto da marginal debaixo da árvore não estava aquecido e o dia estava meio nublado, para ajudar contra radiações usei ainda um chapéu de palha para proteger o termómetro. Após vários minutos o termómetro estabilizou nos 29,7, fui tomar uma bebida num bar junto à marginal, e quando voltei perto das 3 estava nos 30.1!
![]()
![]()
Nota, o relógio do termómetro actualizou se sozinho pelas horas europeias.
Quando testei o termómetro à sombra no bar junto à marginal também obtive cerca de 30.1. Mais tarde quando fui ver ao IPMA Lugar de Baixo estava a "apenas" 26 às 3 da tarde desse dia. Posso confirmar que o carro marcava também mais na Madalena que na estrada do Lugar de Baixo, se bem que não teve todo o tempo do mundo para estabilizar apesar de tudo foi o suficiente para por 1,5 graus a mais em cima.
Fotos da Madalena que tirei no verão
![]()
![]()
À noite quando fui jantar perto da igreja da Madalena do Mar pus o termómetro em cima da mesa e às 11 marcava 24,2, no IPMA a estação no Funchal estava em 22,4 ou qq coisa e a do Lugar de Baixo acho que estava nos 22.
Este restaurante fica perto de uma ribeira pelo que podia estar ainda mais quente noutras zonas.
Para acabar mostro-vos aqui um tesourinho!
Os primeiros coqueiros que consigo reportar com coqueiros Maduros (um dos dois coqueiros tinha frutos maduros) situados no Paul do Mar!
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eram cocos muito grandes a fotografia não faz justiça!
De qualquer maneira é uma das zonas candidata a tropical, e conseguem facilmente ver as montanhas atrás a cozer o clima ali. De qualquer maneira a razão por termos coso maduros aqui é provavelmente o facto de estarem mais bem tratados (privados), com rega e apesar de estarem podados, estão muito menos que os outros.
PS:É engraçado que mesmo no verão O Paul do Mar, Madalena do Mar e muitas outras zonas da costa sudoeste têm cascatas activas.