Já agora estive a fazer uns quadros com as temperaturas da estação do Lugar de Baixo para 2011 (em 2010 não há muitos dados e em 2009 desconheço totalmente a sua existência).
Para a média usei a (média da Tmax - a média da Tmin)/2 (não sei se é a maneira convenciona mas estou convencido que é a mais usada).
O Mês de Setembro não estava nos boletins de 2011, portanto tive que extrapolar o resultado. Decidi por usar os valores iguais aos de agosto, tendo em conta que as normais para o funchal dão a média exactamente igual nestes dois meses. Por outro lado encontrei dados, tanto da estação do aeroporto no wunderground como no boletim para setembro de portugal continental sobre a estação official do Funchal (observatório) que registaram valores em setembro superiores aos de agosto. Acho por isso que em principio a média está até a ser puxada para baixo: p.
Quanto aos valores do ano 2012, só existem boletins até junho (inclusive)

. Portanto
usei os valores depois de junho iguais aos do quadro para 2011: p só por piada. Cheguei a comparar a estação do Funchal em dezembro 2012 com os valores de 2011 e a média era igual nos dois boletins (18.4), o que sugere que tenha sido semelhante no Lugar de baixo para esse Mês, pelo menos.
Infelizmente existem alguns meses em que a temperatura baixou dos 18, março foi muito frio em 2011 (com a mesma temperatura das normas de 61-90).
Tendo em conta que no estudo do IM sobre a ilha indicava a existencia de zonas superiores a 20 graus e tendo a estação Lugar de Baixo uma média na altura de 19.4 assim como situaada a 40 metros de altura em vez de por exemplo 15 metros (o que lhe deveria dar ainda mais uns 0.16 graus se a regra dos 0.65 graus perdidos por cada 100 metros de altura for fiável), continuo convencido que um micra clima tropical é quase certo

. Analisando a estrutura da ilha, a fajã dos padres, Madalena do mar ( a parte mais protegida), Jardim do Mar e Paúl do Mar são as minhas apostas.
Ps:Já agora Belem, reparei que uma vez apresentaste um mapa semelhante para a ilha do Pico, supostamente com zonas de média superior a 20. Isso foi para que período? Acho que poderia ser interessante ver se nos Açores possa existir um micro clima tropical nessas zonas

.