Mais de metade do país está em seca severa
Mais de metade do território continental português encontrava-se, no final de maio, em situação de seca meteorológica severa, o terceiro em gravidade desde 2005.
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=4617656
No Litoral Norte , se não chover alguma coisa de jeito nos próximos tempos , acho que não tarda passa também de seca fraca para moderada .
De resto , os media tem uma atitude esquizofrênica em relação ao clima : se chove , não pode ser porque devia estar sol e calor ; se não chove , ai ai ai porque vem ai o aquecimento global e vai ser uma desgraça .
Acho que a notícia, está bem dada, embora falte ali alguma coisa no "terceiro". Ainda mais estúpidos são os comentários feitos à notícia. Muitos não sabem distinguir uma seca meteorológica de uma seca hidrológica elas estão interligadas mas neste momento, não faz nenhum sentido falar de seca hidrológica quando as barragens ainda têm uma capacidade razoável, em relação à seca meteorológica, a história já é outra e aí todo o país está afectado pela seca, sendo o Sotavento Algarvio a região mais dramática onde existe já a seca extrema.
A temperatura máxima para o mês de Junho pode ter sido ultrapassada em Portalegre, resta saber se nas normais a estação utilizada é a de Portalegre ou Portalegre (Cidade).
T. Máx. 1971-2010: 39,5ºC
T. Máx. Portalegre: 38,9ºC
T. Máx. Portalegre (Cidade): 39,8ºC