StormRic
Furacão
Se é normal em Faro ter 350 mm como tu dizes, explica-me lá, porque razão todo o Sotavento está em seca extrema e eu por exemplo, tenho 355 mm já que é normal não era para haver seca extrema.
O índice PDSI que mede a intensidade da seca não entra só em linha de conta com o total de precipitação caído desde Setembro. Temperatura e evapotranspiração entram também, assim como a distância no tempo a que ocorreu a precipitação. O que conta é que os últimos 8 do total de 11 meses acumularam apenas 83,4 mm dos 321,5 mm, ou seja, 26%, um quarto do total. Em oito meses já desapareceu por evapotranspiração, escorrência, etc o que quer que tenha caído anteriormente, e é isso que o índice PDSI indica e ilustra o estado de deficiência hídrica dos solos e coberto vegetal. Não se trata de medir o conteúdo das albufeiras, esse espelha o total de precipitação acrescido do estado de enchimento no início do período, apenas subtraído da evaporação na área da albufeira e dos gastos de utilização, regas, abastecimento público.