Precipitação acumulada em Abril na região sul, valores máximos para alguns intervalos de tempo padrão e a minha classificação do mês baseada na análise estatística dos valores das séries de observações até 1980 (publicação do INMG).
As estações a cinzento têm interrupções de funcionamento, de registo ou evidência de registo incorrecto (inferior ao real). Os totais apresentados são as somas dos registos horários disponíveis na página do IPMA; os verdadeiros totais serão sempre superiores nas estações a cinzento. Em certos casos estimou-se que a variação não era suficientemente grande para alterar a classificação, pelo que é apresentada a classificação mínima. No entanto, como obviamente as estimativas podem estar erradas, a classificação poderá ser superior.
Para as estações que não têm os valores dos decis, a classificação foi estimada através dos decis das estações próximas e/ou por interpolação nas cartas de linhas de igual precipitação correspondentes aos 2º, 5º e 8º decil. Embora limitado pela antiguidade deste estudo do INMG e pelo número de estações que foi então usado, penso que os resultados têm alguma validade e permitem uma apreciação global. Aguardemos depois pelas conclusões oficiais do IPMA.
Conclusões: nenhuma estação tem a classificação, seguramente, de seco. As únicas classificações de seco ou muito seco são três estações "a cinzento". Portanto o mês na região sul classifica-se de normal quase seco a extremamente chuvoso, o que evidencia uma grande variabilidade espacial, típica dos meses cuja precipitação tem especialmente origem convectiva, como foi este.
Sublinho novamente que a simples comparação de um total acumulado com uma média, conduz a conclusões enviesadas sobre a classificação de um determinado período quanto a precipitação, em termos de probabilidade de ocorrência. O 5ºdecil, mediana, é o valor que não é atingido em 50% dos anos, ou que é ultrapassado em 50% dos anos. A média para as estações de uma região com as características pluviométricas da região sul, está sempre acima da mediana, situando-se em muitas estações no 7º decil. Isto quer dizer que em mais de 60% dos anos se espera uma precipitação inferior à média (em menos de 40% dos anos a precipitação será superior).
Dando como exemplo Beja de 1901 a 1976, para o mês de Abril, a mediana (D5) é 40,0mm, o 6ºdecil (D6) é 49,6mm, e a média é 51,9mm, superior ao D6. Oito outras estações, das que têm os decis tabelados, estão nestas condições: Alvalade, Amareleja, Faro, Mora, Odemira, Portalegre, Sagres e V.Real Sto.António (VRSA).
Ainda outro exemplo: VRSA, no período de 41 anos 1926-1976, tem uma média de 40,6mm para Abril. D3 é apenas 17,3mm, o que significa que se num determinado ano tiver em Abril metade da média, só 20,3mm, mesmo assim é considerado normal (quase seco) visto que em mais de 30% dos anos, aproximadamente um terço dos anos, chove menos.