joralentejano
Super Célula
Eu por acaso tenho sido um daqueles que tem relatado a situação e ao mesmo tempo que o faço, publico imagens para se ter uma ideia melhor daquilo que estou a dizer, que não é nenhuma mentira.Castro Verde em dois dias registou 50 mm de precipitação provavelmente mais do que o Inverno todo.
Passei estes dias percorrendo grande parte do Alentejo ... E olhando aos relatos de alguns pensei que quase não havia água nem pastagens.
Mas olha surpresa pastagens bem altas, muitas vacas felizes, água a meio .. E uma situação perfeitamente normal.
Só com os nossos próprios olhos e que vemos por vezes a realidade ao contrário daquilo que alguns nos fazem crer.
Se a situação estiver pior só se for no interior alentejano.
O litoral algarvio é claramente o que está pior neste momento.
Mas como tem sido habitual Março e ou Abril como sempre os meses da salvação !
Sim, provavelmente no interior Alentejano a situação ainda está pior, aliás, atendendo ás percentagens de água do solo, o interior no geral é a zona mais crítica e quanto mais para sul, mais generalizado é. Situação perfeitamente normal? Não acho, mas pronto, cada um com a sua opinião.
Mal de nós se em alguns locais não houvesse algumas pastagens por esta altura do ano, mas em muitos campos, principalmente aqueles que não são semeados quase que não têm erva. Quanto ás Barragens, umas estão piores que outras, a barragem do Caia terminou Março com o mesmo valor do final de fevereiro (32.1%) e é um valor que preocupa.
O mais preocupante não é agora mas sim, aquilo que teremos daqui a uns tempos, sorte é que Abril e Maio possam trazer algo diferente dos meses anteriores e oxalá que sim, pois, pelo menos a 1ª quinzena de Abril está bem encaminhada. Veremos se ameniza alguma coisa.
Última edição: