Monitorização do Clima de Portugal 2016

Assim à primeira vista denoto alguns valores que poderão tratar-se de recordes:

42,2ºC - Braga, Merelim
40,9ºC - Porto, S.Gens
41,9ºC - Anadia - Em 2003 atingiu os 41,5ºC
41,2ºC - Coimbra, Bencanta - Em 2003 atingiu os 40,9ºC - No entanto o recorde para a estação é 41,6ºC a 14/06/1981
39,6ºC - Figueira da Foz - Igualou a máxima de 2003
41,6ºC - Leiria (aeródromo) - Em 2003 a máxima foi de 40,2ºC

Aveiro e Ansião são EMAs que não reportaram dados, mas que estão dentro da área onde os recordes de temperatura foram/poderão ter sido batidos.

Ainda o destaque para a mínima de 28,1ºC no Geofísico de Lisboa! Se não estou em erro é a mínima mais alta para a estação. Em 2003 a mínima mais alta ficou na casa dos 27ºC. No entanto, como o IPMA faz a leitura das temperaturas diárias das 9h às 9h, a mínima dos 28,1ºC ficará omitida, uma vez que às 9h de Sábado a temperatura ainda estava na casa dos 26ºC.

Já temos dados..
44,8ºC em Mora
44,7ºC em Valdonas, Tomar
44,6ºC na Lousã

O valor mais alto europeu foi assim batido(44,5ºC Cordoba,Aeroporto).
B-R-U-T-A-L ! !

:w00t::w00t::w00t:

Porto S Gens, máxima de 40.9 ºc no dia de ontem, trata-se de uma EMA, certo?

Quero ver o que o IPMA vai dizer sobre isto, será a temperatura mais elevada de sempre no Porto? :unsure:

Valor impressionante para esta região, nunca pensei que se chegasse a tanto, são quase 41.0ºc :calor::calor:

A máxima do Porto é 39,5ºC, da estação da serra do Pilar (que está off), mas de certeza que bateu o recorde!

Porto, Pedras Rubras, bateu o antigo recorde de 1981, de 38,3ºC, ontem registou 38,6ºC

Mapas para mais tarde recordarem:

7jaPJi2.png

eVo0riE.png

kmsh5YT.png

Pela imagem percebe-se que quase metade do território passou dos 40ºC

• 31 estações acima dos 40ºC
  • 73 estações acima dos 35ºC
  • Apenas Sagres não passou dos 30ºC

De salientar o Cabo Raso:

Máxima: 32,2ºC
Humidade mínima: 12%

Obviamente, o dia mais quente do ano.

:w00t::w00t::w00t:

A máxima do Porto é 39,5ºC, da estação da serra do Pilar (que está off), mas de certeza que bateu o recorde!

Porto, Pedras Rubras, bateu o antigo recorde de 1981, de 38,3ºC, ontem registou 38,6ºC

A Serra do Pilar ainda o ano passado ultrapassou os 40ºC. Porém como é uma localização diferente da antiga Serra do Pilar não conta como recorde novo. O recorde da antiga é 39,9ºC.

S. Gens quase de certeza que é recorde, mas também é uma estação recente não sei se irão valorizar. Penso que as normas climatologicas de S.Gens são da antiga estação pois estas não ficam na mesma localização penso eu. E sim @Snifa é EMA

A Serra do Pilar ainda o ano passado ultrapassou os 40ºC. Porém como é uma localização diferente da antiga Serra do Pilar não conta como recorde novo. O recorde da antiga é 39,9ºC.

S. Gens quase de certeza que é recorde, mas também é uma estação recente não sei se irão valorizar. Penso que as normas climatologicas de S.Gens são da antiga estação pois estas não ficam na mesma localização penso eu. E sim @Snifa é EMA

Penso que a EMA de S. Gens é na mesma localização da antiga estação, pois quando fui lá falaram-me da estação que não era automática, da recolha de dados que então se fazia. Não será talvez exactamente no mesmo ponto, mas ainda assim na mesma quinta. Tenho quase a certeza disso, mas não 100%.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
PORTUGAL CONTINENTAL - TEMPO MUITO QUENTE – DIAS 6 E 7 DE AGOSTO DE 2016
2016-08-08 (IPMA)

Portugal Continental

Tempo muito quente – dias 6 e 7 de agosto de 2016

Devido a um fluxo de ar quente e seco, associado a uma corrente do quadrante leste, verificaram-se valores muito altos da temperatura máxima e mínima do ar nos dias 6 e 7 de agosto (Figura 1 no comunicado), muito superiores aos respetivos valores médios.

Nestes dias os desvios da temperatura máxima foram em geral superiores a 6°C, sendo de realçar, no dia 7, os desvios no Porto/P. Rubras (11.8 °C), Coimbra/Bencanta (12.2 °C) e Santarém/Fonte Boa (12.6 °C). Os maiores desvios da temperatura mínima (dia 7), superiores a 10 °C, verificaram-se em Portalegre (10.9 °C), Porto (10.5 °C) e Lisboa (10.4 °C).

Em Portugal Continental o dia 7 agosto foi, até à data, o dia mais quente de 2016, com valor médio da temperatura máxima do ar de 38.2 °C e da temperatura mínima de 19.1 °C.

Os maiores valores da temperatura máxima (superiores a 44 °C) observaram-se em Mora, 44.8 °C, Tomar, 44.7 °C e Lousã, 44.6 °C. No dia 7, em algumas estações (Porto – P. Rubras e S. Gens, Braga, Leiria e Mora), foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima;

O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico durante a noite de sábado (dia 6) para domingo (dia 7) e constitui o novo máximo absoluto para este local (anterior maior valor, 27.8 °C em 2/8/1964).
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...media/noticias/textos/calor-6-7-ago-2016.html

Relatório: http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/relatorios/clima/tempo-quente-6-7-agosto-2106.pdf

PORTUGAL CONTINENTAL - TEMPO MUITO QUENTE – DIAS 6 E 7 DE AGOSTO DE 2016

Em Portugal Continental o dia 7 agosto foi, até à data, o dia mais quente de 2016, com valor médio da temperatura máxima do ar de 38.2 °C e da temperatura mínima de 19.1 °C.

O maior valor da temperatura mínima do ar, 27.9 °C ocorreu em Lisboa/Geofísico durante a noite de sábado (dia 6) para domingo (dia 7) e constitui o novo máximo absoluto para este local (anterior maior valor, 27.8 °C em 2/8/1964).
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...media/noticias/textos/calor-6-7-ago-2016.html

:eek::shocking:

Em Lisboa, por 0.1ºC se estabeleceu um novo recorde :D Bateu um recorde de 50 anos!

• Gosto
Reactions: Thomar
Nos últimos dois anos muitos de nós gozámos com os 44/45ºC previstos n de vezes pelo GFS, eram delírios contínuos, mas o que é certo é que acabou mesmo por acontecer. :calor:
Não tenho qualquer dúvida que neste evento houve locais a décimas dos 46ºC, ou mesmo a tocar nesse valor astronómico.

a Amareleja é que desde que mudou de localização nunca mais entrou no campeonato das outras. Duvido muito que o recorde de 47.4ºC seja alguma vez ultrapassado (aliás alguns até desconfiam deste dado).

Ainda não percebi muito bem a diferença entre essa onda de calor e a deste ano. Quais são as condições que fazem com que a zona do Ribatejo possa ultrapassar os 45ºC e as condições para o Alentejo ultrapassar os 45ºC?

De facto nota-se que a ISO 25ºC afetou mais o centro/norte do país nesta onda de calor. Talvez em 2003 tenha sido ligeiramente mais para sul/sudeste.

Mas o mais interessante é que a recorrência de recordes das máximas está a aumentar, por isso daqui para a frente só deve piorar... Mesmo que seja daqui a 10/15 anos, mais tarde ou mais cedo há novos recordes, tal como nos Jogos Olímpicos :D

Sim, basicamente isso.Não só os geopotenciais mais altos estavam mais a Leste,como a existência de uma cut off a SW de Sagres potenciou mais vento de Leste mais a sul. Neste caso há um pouco mais de componente S/SE, daí a incidência mais a norte.

Aliás, a configuração sinóptica prevista para domingo/2a até se aproxima mais dessa de 2003, com o calor mais a sul, a cut off, e possibilidade de trovoadas. Mas é só uma previsão, faltam bastantes dias.

A mínima mais alta de Lisboa já esteve muitas vezes quase a ser batida portanto não é de admirar, na noite de 1 para 2 de Agosto 2003 não baixou dos 29ºc no aeroporto o que aconteceu foi que pelas 23 horas de 2 agosto já estavam 24ºc estragou o recorde :sad: e observando a diferença do aeroporto para o geofísico secalhar nem baixou dos 30ºc ;)

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Mas o mais interessante é que a recorrência de recordes das máximas está a aumentar, por isso daqui para a frente só deve piorar... Mesmo que seja daqui a 10/15 anos, mais tarde ou mais cedo há novos recordes, tal como nos Jogos Olímpicos :D

Nem que seja daqui a 100 anos como dizem os cientistas mais radicais do aquecimento global que fazem previsões muito extremadas e catastrofistas para daqui a 70,80 anos quando não estarão cá para as comprovar.:lol:
Disso não tens a certeza nem tu nem eu nem ninguém, suspeitas, achas, deduzes mas não sabes é uma opinião. A verdade é que o record da máxima em Portugal continental não foi batido, e julgo que nem o anterior ao da Amareleja. Em jeito de opiniões e futurologias na minha opinião Julgo que seja difícil termos eventos tão extremados como os deste fim-de-semana, e que o ano de 2003 não sei se será muito difícil de se repetir mas lá perto, prova é que de 2003 até hoje já passaram 13 anos, tivemos grandes episódios de calor, mas não tivemos nada que se aproxima-se desse evento no contexto mais global europeu. Acho difícil voltar a termos oficialmente mais de 47º graus em Portugal continental tão cedo.

Última edição: