algarvio1980
Furacão
Martinlongo (Alcoutim) teve uma máxima ontem de 41.5ºC, hoje os dados horários (IPMA) mostram 41.8ºC, deve ter ultrapassado os 42ºC de máxima, Castro Verde deve ter passado dos 43ºC (hoje),
45,0ºC na Lousã, sem palavras... é de loucos.
Ficámos então a 0,7ºC do recorde deste verão (Montoro,Cordoba)
Os miticos 47,2ºC da Amareleja já estiveram bem mais longe...
Não acredito nesses 45ºc a estação deve estar com alguns problemas nos últimos 7 dias a máxima tem estado 5ºc-2ºc mais quente que Tomar e com uma diferença significativa em relação às estações da zona.
Esta estação já tem um histórico de máximas muito elevadas, basta consultar os bolentins de anos passados, ou mesmo outros tópicos.
A estação amadora da Lousã, em que o @Lousano é dono, registou 42,8ºC, possivelmente na zona do aerodromo é mais quente, 2,2ºC não acho nada de extraordinário.
Eu acho um bocado estranho vendo as localizações confesso. 2ºC mais baixo no centro da Lousã que num planalto fora da localidade, parece-me pouco provável, mas como disse no post atrás, ficaremos na dúvida. Há demasiadas incertezas, tanto reais como de medição para tirarmos a teima num caso destes...
Dá uma olhada no Google Earth à topografia do terreno e onde estão as estações, e vais perceber porque acho meio estranho.
E obviamente o histórico ser elevado não confirma nem elimina a hipótese de ser problema da estação. A ser problema, poderá já se arrastar há imenso tempo.