Temperaturas batem recordes em 12 estações do IPMA.
02 outubro, 2023 às 18:23.
O calor intenso que se fez sentir durante o fim de semana levou a que, no primeiro dia do mês de outubro, fossem ultrapassados os recordes de outubro da temperatura máxima do ar em 12 estações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No primeiro dia de outubro foram ultrapassados os maiores valores da temperatura máxima do ar até agora alguma vez registados durante um mês de outubro em 12 das estações da rede de observação meteorológica do IPMA, informou fonte do IPMA ao JN.
Destacam-se as estações de Tomar e de Mora a chegarem, no dia 1 de outubro, aos 37,3ºC quando os valores recorde anteriores eram, respetivamente, de 36,9ºC e 36,2ºC, e datavam a outubro de 2017. Segue-se a estação de Coruche com um novo máximo de 37,1ºC, anteriormente de 36,3ºC observado em outubro de 2017.
Foram ainda ultrapassados os máximos alguma vez registados num mês de outubro nas estações de Pinhão (com 36,3ºC) , Elvas (36,1ºC), Rio Maior (35,8ºC), Alcobaça (35,4ºC), Ansião (35,1ºC), Dois Portos (35,6ºc), Vila Real (32,4ºC), Mogadouro (31,8ºC) e Vinhais (31,2ºC).
Apesar do calor intenso, não foram quebrados os máximos históricos da temperatura média do ar na estação de Évora de 39ºC, registado a 4 de outubro de 1975, seguido do máximo 38,5ºC registado na estação de Alvega (no concelho de Abrantes), a 6 de outubro de 2017.
Segundo o IPMA, durante o mês de setembro não foi ultrapassado nenhum extremo da temperatura máxima do ar.
Por agora, o outubro de 2017 foi o mês de outubro mais quente em Portugal desde que há registo, tendo chegado a uma temperatura média do ar de 19,57 °C.
Depois do verão mais quente de sempre no hemisfério Norte, durante o fim de semana, de 30 de setembro a 1 de outubro, registaram-se temperaturas máximas no continente acima dos 30ºC, atingindo os 35ºC e os 37ºC na região Sul e no Vale do Tejo.
O episódio de calor intenso que continua em outubro já ocorreu no passado, embora agora estejam a ocorrer com "alguma persistência", sublinhou, ao JN, o meteorologista Pedro Sousa, do IPMA.
Esta semana tenha começou com uma descida da temperatura, mas as temperaturas vão-se manter acima da média para esta época do ano. O IPMA prevê uma
nova subida a partir de sexta-feira.
O calor intenso que se fez sentir durante o fim de semana levou a que, no primeiro dia do mês de outubro, fossem ultrapassados os recordes de outubro da temperatura máxima do ar em 12 estações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
www.jn.pt