Monitorização do Clima de Portugal - 2023

Regressões lineares dos dados da estação de Faro:

anual.png
(Redução de 0,82mm/ano)

jja.png
(Redução de 0,15mm/ano)

son.png
(Aumento de 0,78mm/ano)

djf.png
(Redução de 1,9mm/ano)

mam.png
(Aumento de 0,57mm/ano)

nov.png
(Aumento de 0,48mm/ano)

dez.png
(Redução de 0,30mm/ano)

jan.png
(Redução de 1,02mm/ano)

fev.png
(Redução de 0,86mm/ano)

Precipitação, por 2030, seguindo as fórmulas de cada mês (total: 423mm):
2030.png

Última edição:
Regressões lineares dos dados da estação de Faro:

(Redução de 0,82mm/ano)

(Redução de 0,15mm/ano)

(Aumento de 0,78mm/ano)

(Redução de 1,9mm/ano)

(Aumento de 0,57mm/ano)

(Aumento de 0,48mm/ano)

(Redução de 0,30mm/ano)

(Redução de 1,02mm/ano)

(Redução de 0,86mm/ano)

Precipitação, por 2030, seguindo as fórmulas de cada mês (total: 423mm):
Esses dados de Fevereiro estarão correctos, só esses 19 mm, considero demasiado baixo, todos os meses estão em linha, mais ou menos, com a minha média dos últimos 16 anos, mas Fevereiro com esses 19 mm não será um erro, Fevereiro não é assim tão seco quase igual a Setembro, mesmo sendo uma previsão para 2030, acredito mais se rondasse o mesmo valor de Janeiro ou ligeiramente superior.

De resto, essa análise está correcta, em que as estações de transição ganham precipitação e o Inverno perde, sendo o contrário das previsões dos modelos com a base das alterações climáticas.

Ora, os valores de precipitação actuais até não são dos piores, tivemos anos bem mais secos na década de 70 e 80 embora aparecesse um ano com mais de 800 mm.

Esses dados de Fevereiro estarão correctos, só esses 19 mm, considero demasiado baixo
Claro que a regressão linear não pode ser extrapolada para demasiados anos à frente, isso produziria, mais tarde ou mais cedo, valores negativos. Acontece isso especialmente para Fevereiro pois tem uma linha de maior declive descendente associada a valor médio já reduzido quando comparado com os valores dos outros meses de maior precipitação. Até os 34mm de Janeiro já são irrealistas, e com efeito é uma linha com declive também acentuado. Penso que para extrapolação de anos próximos não pode ser usada a regressão linear mas uma de grau superior, cúbica normalmente dá melhores resultados. Note-se que se trata de uma variável que não pode tomar valores negativos, por isso a linha quanto muito deveria ter um comportamento assintótico relativamente ao eixo horizontal do gráfico, algo que obviamente é impossível numa regressão linear (Linha recta).

Claro que a regressão linear não pode ser extrapolada para demasiados anos à frente, isso produziria, mais tarde ou mais cedo, valores negativos. Acontece isso especialmente para Fevereiro pois tem uma linha de maior declive descendente associada a valor médio já reduzido quando comparado com os valores dos outros meses de maior precipitação. Até os 34mm de Janeiro já são irrealistas, e com efeito é uma linha com declive também acentuado. Penso que para extrapolação de anos próximos não pode ser usada a regressão linear mas uma de grau superior, cúbica normalmente dá melhores resultados. Note-se que se trata de uma variável que não pode tomar valores negativos, por isso a linha quanto muito deveria ter um comportamento assintótico relativamente ao eixo horizontal do gráfico, algo que obviamente é impossível numa regressão linear (Linha recta).
Irrealista não é, nos últimos 16 anos Janeiro tem uma média de 31.2 mm e Fevereiro 44.3 mm, nos meus registos.

Na verdade, a linha de janeiro tem um declive mais acentuado, simplesmente o valor na origem é bem superior e não dá tempo de "ultrapassar" o decréscimo de fevereiro. Mas sim, o valor não está errado, a metodologia é que não é a mais "correta" para fazer tal previsão, eu apenas a incluí pois já tinha as fórmulas calculadas e inserir lá o ano 2030 por curiosidade não custou muito mais tempo. :)
Talvez experimente a regressão cúbica para ver os resultados... :thumbsup:

Irrealista não é, nos últimos 16 anos Janeiro tem uma média de 31.2 mm e Fevereiro 44.3 mm, nos meus registos.
Se adicionarmos os declives aos valores da normal 1980–10, obtemos o seguinte (total de 488):
2030.webp

Irrealista não é, nos últimos 16 anos Janeiro tem uma média de 31.2 mm
O termo que usei serve para os dados de todo o gráfico: note-se que há dois outliers no século passado (1970 e 1996) que fazem bascular a linha no sentido dela mergulhar mais baixo na previsão para anos futuros deste século.
Esses 31,2mm são para a mesma estação?

O termo que usei serve para os dados de todo o gráfico: note-se que há dois outliers no século passado (1970 e 1996) que fazem bascular a linha no sentido dela mergulhar mais baixo na previsão para anos futuros deste século.
Esses 31,2mm são para a mesma estação?
São dados da minha estação que podem apresentar alguns erros, mas em Faro podem ser superiores dado que Olhão é mais seco que a estação Faro-aeroporto, pegando nos relatórios todos do IPMA de Janeiro de 2008 a Janeiro de 2023 tens a média de Faro-aeroporto no mesmo período que eu falo, quando tiver tempo vou pegar e fazer a média para comparar com a minha.

Penso que para extrapolação de anos próximos não pode ser usada a regressão linear mas uma de grau superior, cúbica normalmente dá melhores resultados.
Experimentei as de 2º, 3º e 4º graus para os valores de janeiro:
jan2.png
jan3.png
jan4.png
Como se pode ver, a de 4º grau (e graus superiores) começam-se a ajustar em demasia aos dados de forma a serem ainda piores a fazer uma extrapolação do que a linear.
A de 3º grau parece atingir os valores negativos mais depressa, pelo que a de 2º grau parece ser a melhor apesar do primeiro coeficiente ser tão pequeno que quase parece uma reta. :D

Note-se que se trata de uma variável que não pode tomar valores negativos, por isso a linha quanto muito deveria ter um comportamento assintótico relativamente ao eixo horizontal do gráfico, algo que obviamente é impossível numa regressão linear (Linha recta).
Então será melhor fazer uma regressão para uma curva do tipo y = 1/x no caso dos meses onde existe decréscimo?

Última edição:
Usado a exponencial obtive os seguintes resultados para 2030:
faro_m.webp
faro_a.webp
beja_m.webp
beja_a.webp
évora_m.webp
évora_a.webp
É interessante como a extrapolação da precipitação anual tem uma diferença entre 10mm a 20mm para a soma das extrapolações mensais nos 3 casos.
Beja e Évora não apresentam o decréscimo em janeiro e fevereiro de Faro.

O mês de dezembro de 2023 em Portugal Continental classificou-se como normal em relação à temperatura e muito seco (para o período 1981-2010).

Índice de seca (PDSI) piorou:

OO9QfJb.png

Relatório -> https://www.ipma.pt/resources.www/d...fcZhmG/cli_20231201_20231231_pcl_mm_co_pt.pdf
E o IPMA a usar valores numéricos para validar valores observados... primeira vez que vejo? Acho estranho, porque mesmo as estações a asterisco não me lembro de existirem falhas gigantes (digamos de dias e dias?).

1705583617144.png

E o IPMA a usar valores numéricos para validar valores observados... primeira vez que vejo? Acho estranho, porque mesmo as estações a asterisco não me lembro de existirem falhas gigantes (digamos de dias e dias?).

Ver anexo 9376
Falo pela de Merelim que no início do mês tinha dados de temperatura, mas notava-se que estavam mais altos do que o real e depois deixaram de aparecer os de temperatura e vento e assim continua até hoje.
Agora colocar ali aqueles 4,5 °C como temperatura mais baixa quando claramente as mínimas mais baixas deram-se no dia 18 e 19, mas valia não terem colocado nada e dizer que não tinham dados.
Lembro-me que Vila Verde e Caldelas tiveram mínimas entre os -3 °C e -4 °C no dia 19, Merelim certamente foi mais alta por causa do nevoeiro, mas obviamente bem abaixo de 4,5 °C.
Uma estação que costumo seguir que tem máximas parecidas com Merelim, mas mínimas mais altas um bocado chegou no dia 19 a -2,7 °C, mas penso que não esteve tanto tempo com nevoeiro como Merelim por isso a mínima pode ter sido mais alta, mas não duvido que tenha rondado os 0 °C ou menos.