Quem não tem conhecimento das serras algarvias, diz para que la' se plante castanheiros e nogueiras. O terreno não permite esse plantio,
se ouver um progeto para isso,é mais um assalto ao contribuinte , e ajudas da CE.Assim tem sido nas 3 ultimas decadas, grandes plantações de sobreiros,fazendo grandes regos, desformando assim o terreno, ai os embientalistas têm os olhos vendados,resultado não esta' la' nada.
Agora pergunto! onde esta' o controlo?--Pinhriros,sim ,poucos escaparam ao fogo,mas não dão pinhas,e que dessem , hoje não à ninguem capaz de
ir apanhar pinhas naquelas montnhas, isso é mesmo para esquecer.
Depende da zona da serra.
A serra de Monchique tem condicoes naturais optimas para o castanheiro e para a nogueira. No ano passado estive la e ainda vi soutos perto da Foia. Antigamente toda a vertente Norte da serra estava coberta de castanheiros. Nas serras xistosas a Norte de Monchique ja no litoral alentejano vi castanheiros e nogueiras nos vales das ribeiras. Na serra do Caldeirao, na parte central que e mais humida, tambem e possivel essa cultura nos vales, mas nao nas encostas. O que se da bem nas encostas do Caldeirao e o sobreiro e o medronheiro nas zonas mais humidas e a azinheira na parte mais seca, que ja se situa perto do Guadiana.
Um dos grandes problemas do pinheiro e que nao cria emprego nenhum nem fixa populacoes! E existem alternativas que podem criar empregos, como a cultura da vinha, das ervas aromaticas, a exploracao da cortica, a criacao de porco preto, a producao de queijos, etc. O pinheiro e um erro ambiental, economico e social!