Mortes significativas de aves ou peixes não são tão incomuns como se pensa, segundo disse há dias um cientista do USGS nos EUA, instituição que há mais tempo regista de forma sistemática este tipo de eventos.
Mass bird, fish deaths occur regularly
http://www.charlotteobserver.com/2011/01/07/1963553/mass-bird-fish-deaths-occur-regularly.html
Umas vezes causas conhecidas, doenças, poluição, tempo, envenenamento, desorientação, etc, outras misteriosas e desconhecidas. Se este das aves foi estranho e bizarro, os peixes nem sei porque meteram ao barulho com tanto destaque, morte de peixes acontecem em Portugal com alguma regularidade todos os anos.
Depois entra aqui outro fenómeno, este social, totalmente previsível.
Quando tudo isto começou eu numa conversa com algumas pessoas referi que iriam começar a aparecer casos destes em todo o mundo nos próximos dias ou semanas. E assim foi.
É sempre assim, tem a ver com a enorme mediatização e da sociedade cada vez mais global e conectada em que vivemos. Eventos que sucedem com relativa regularidade em algum local do mundo passam a maioria das vezes despercebidos fora de determinada local, região ou país. Mas quando sucede algo um pouco mais estranho que seja fortemente mediatizado, sobretudo nos EUA ou alguns países da Europa, etc, todos os outros eventos similares dispersos e isolados pelo mundo sofrem de um efeito mediático por arrasto e são relacionados com o evento original mesmo que não exista qualquer relação entre eles.
Se há um terramoto muito mediático e alguém o relacionou com comportamento estranho de rãs, todo e qualquer comportamento estranho de animais noutra parte do mundo acaba também por ser mediatizado e relacionado. Todos os dias há erupções vulcânicas em todo o mundo, mas se um vulcão afectar a Europa, o mundo todo fica meses a falar de vulcões. Se for num qualquer país fora do 1º mundo, pouco se liga, a não ser que suceda uma tragédia gigante, tipo o tsunami de 2004.
Sobre as causas da morte, não faço ideia, mas tenho quase a certeza que todos os casos foram diferentes e não estão relacionados. O fogo de artificio não me convenceu muito também. Em muitos casos consegue-se apurar a causa, noutros fica para sempre o mistério. Nestas coisas de animais, nos eventos mais estranhos sem causas evidentes, acho que ninguém pode garantir que foi isto ou aquilo, apenas especular hipóteses.