Nevão de 27 e 28 de Fevereiro de 2013

Re: Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2013

gOLQsCn.jpg
serra da lousã hoje de manhã
P.S. não fui eu que tirei a foto foi o site do coentral

Re: Seguimento Sul - Fevereiro 2013

Updates: aguaceiro de graupel neste momento em Marvão!!

dsc0883df.jpg

dsc0886j.jpg

Re: Re: Seguimento Sul - Fevereiro 2013

Graupel, água-neve e neve a partir dos cerca de 650-700m na Serra, ainda há alguma acumulada, e muita aos 1025m, apesar de já não ser tanta. As nuvens estão brutais, grandes colunas brancas de neve, passando a água :D

Pois é, pena não ter chegado a fotografar nenhuma, mas percebia-se as cortinas brancas a sair delas!

Estou neste momento no topo da S. de São Mamede. :)

Muito frio, a neve que ainda resiste jà tem uma fina camada de gelo. A temperatura varia entre os 0ºC e os 2ºC.

Isto parece. S. da Estrela aos fins de semana, uma multidão de gente (pais e avós com os pequenotes aos saltos por todo lado). Nunca tinha visto tanta gente por aqui!
Só cá falta a GNR, a Protecção Civil e a venda de queijos! Hehehe

Aqui vão umas fotos.

dsc0892ip.jpg

dsc0894xv.jpg

dsc0896qa.jpg

dsc0897f.jpg

A avaliar pelas condições da neve no solo, isto deve ter tido umas centenas de visitantes hoje. E a fitinha da GNR, que habitualmente corta a estrada, lá estava de lado na estrada que dá acesso ao ponto mais alto da serra. Por isso fiz bem em ter escolhido Marvão para passar o dia. Estive quase sempre sozinho. Eu a máquina e a neveeeee :p.

Comparado com o Norte e Centro, em especial zona da Guarda e Trancoso, isto não foi nada. Mas é bom não esquecer que estamos no Alentejo e só em Marvão, este ano é a terceira queda de neve. Sendo esta a "mãe de todas as quedas de neve" do ano e dos últimos anos.
Acabou por haver bem mais precipitação que a que dava o GFS.

Abraço à comunidade Meteptiana! :(:D

Pequena reportagem de queda de neve na Serra de S.Mamede, hoje de manhã! :)
Estrada de acesso ao pico de S. Mamede, encerrada durante a manhã.

dsc00507ci.jpg

dsc00504r.jpg

dsc00503x.jpg

dsc00501bh.jpg

dsc00496wk.jpg

dsc00491pb.jpg

dsc00490ou.jpg

dsc00480hf.jpg

dsc00473o.jpg

dsc00472nq.jpg

dsc00471nq.jpg

dsc00466rv.jpg

dsc00463so.jpg

dsc00461n.jpg

dsc00457eb.jpg

dsc00448wd.jpg

como na vila onde moro não ouve neve no solo e as fotos que tirei a encosta ainda estão na maquina e deixei-a no carro, só mais logo depois do café é que as coloco aqui, vou por mais umas de Trancoso que o meu grande amigo me tem mandado pelo telemóvel :) tiveram mesmo um belo nevão

Final da tarde

Muito boas fotos com muita neve , fiquei bastante surprendido com acumulação de neve em Trancoso .

img0005lgu.jpg

Imagem do Monte Cebola ou pico de Cebola hoje pela manhã.

Em São Sebastião da Giesteira a uma cota de 380 mts começou a nevar por volta das 4h30 ate sensivelmente as 5h15 como podem ver pelas imagens, no concelho de Évora foi o unico local onde nevou, já ha 7 anos atras tinha caido um nevão impressionante que deixou a aldeia isolada durante 15 horas.

neve4.jpg

neve3m.jpg

neve2z.jpg

neve1a.jpg

neve5c.jpg