Neve Gerês - Mata da Albergaria

MeteoPtg,

Penso que o actionman só estava a perguntar se a fotografia era digitalizada partir de uma antiga, daí a dizer que a fotografia não é original não tem nada a ver.
Digitalizar é passar de algo que está em analógico (por exemplo uma fotografia em papel) para o mundo digital,de bits (ex ficheiro JPEG) através do uso de um digitalizador (ou vulgo scanner).

Esse conceito/definição também o sei!!!

No entanto vou tentar saber momento dessa foto, para que não restem DÚVIDAS.

FAÇO "MEA CULPA"....ARISTOCRATA E ACTIOMAN !!! :pray:

Fizeram todo o sentido as vossas observações !!!;)

:cheers:

"....Como disse estou a rever o arquivo e a digitalizar. A partir de agora terei o cuidado de colocar as legendas e não esquecer datas. Todas as outras fotos, mesmo alguma que não esteja datada são desta época. ..."

" ... Mas eu não disse em que data foi tirada a fotografia. Aquilo é no vale do Homem e serve para comparar os grandes nevões da década de oitenta, com os actuais nevões. Era normal o vale ficar cheio de neve. Creio que esta imagem corresponde ao grande nevão de Abril a Maio com neve (nos Carris) a passar o telhado das casas. Estou a ver o meu arquivo e a digitalizar.
As últimas que enviei estão datadas e são de agora. ..."

Atenção que não se tratou de crítica mas pareceu-me uma digitalização - a qualidade de imagem é muito parecida com as digitalizações que fiz de fotografias com mais de 10 anos.
Não se trata de qualificar a qualidade da imagem - se é da década de 80 então está muito boa mesmo!:thumbsup:
A fotografia mostra algo raro na última vintena de anos - esta queda de neve deve ter sido mesmo em grande. Temos aqui um misto de espanto e nostalgia - esperemos mais dia menos dia ter uma queda de neve assim e que perdure por semanas.
Se tiveres mais destas imagens coloca-as cá - o que elas nos mostram é de facto de uma beleza rara:shocking:
1 abraço e muito obrigado por nos mostrares imagens como estas...

:cheers:

"....Como disse estou a rever o arquivo e a digitalizar. A partir de agora terei o cuidado de colocar as legendas e não esquecer datas. Todas as outras fotos, mesmo alguma que não esteja datada são desta época. ..."

" ... Mas eu não disse em que data foi tirada a fotografia. Aquilo é no vale do Homem e serve para comparar os grandes nevões da década de oitenta, com os actuais nevões. Era normal o vale ficar cheio de neve. Creio que esta imagem corresponde ao grande nevão de Abril a Maio com neve (nos Carris) a passar o telhado das casas. Estou a ver o meu arquivo e a digitalizar.
As últimas que enviei estão datadas e são de agora. ..."

:eek: Companheiro MeteoPtg, Grande confusão que aqui ia com a história do da digitalização! :shocking:
Olha ainda bem que apenas vim aqui agora e de alguma forma, já ficou aclarada a situação. Foi apenas um post inocente, sem critica ou segundas ideias. :hehe: Que nem percebi bem o que entendeste? :huh:
Vocês fervem em pouca água :D.

Qual era o problema se fosse ou não digitalização :unsure:, não consigo acompanhar o teu raciocínio e muito menos a tua forma de reagir? :huh:
Como já disse o Minho, era uma observação/questão, apenas e só apenas isso. E acabei por ficar com a mesma dúvida é ou não uma fotografia de outrora? :confused: E de que ano sabes? Eu entendi que dizes ser dos anos oitenta, é isso? :cold:

E ainda voltando ao assunto da possível digitalização, sabes porque me lembrei logo disso!? Por este teu post de há uns dias atrás:

:) Há uns anos atrás...exactamente neste dia (Um dia especial :D), a Natureza e o meu Padrinho proporcionaram-me um dos dias mais felizes da minha vida. Ver nevar (era cachopito e para mim novidade, algo sublime...ainda hoje é mas o que se há-de fazer) e mais...exactamente neste local do PNPG. Tenho fotos mas ainda na era analogica.Vou ver se um dia destes consigo digitalizar e postar.

Pois relativamente ao dia de hoje, penso que a neve também voltará a aparecer.

Cá estarei se tiver informações !!! :thumbsup:

Por isso e porque se há coisa que eu faça no meu trabalho é digitalizar "montes" de coisas, como tal é para mim fácil reconhecer uma "scanada". ;) Agora trazer para aqui digitalizações é algo normal e que todos agradecemos :thumbsup:, pois são testemunhos de valor inestimável dos fenómenos de outrora, assim tivesse eu material analógico dos nevões dos oitentas, que partilharia com todo o gosto convosco, mas infelizmente não me interessava então pela fotografia :(.

MeteoPtg, digitaliza lá mas é as fotos, e vai-nos deixando de boca aberta com esse material, que deve ser fantástico. :w00t: :cool:.
E tu reflecte antes de postares colega-vizinho :D, isto é apenas um fórum e é suposto estar-mos aqui a divertir-nos num ambiente tranquilo e pacifico. :p

Un sitio precioso que lamentablemente no tengo el gusto de conocer. Espero poder escaparme allí desde Figueruela (aunque queda algo lejos) este verano. Me ha encantado. Obrigado :thumbsup:

Finalmente, aqui estou de novo, com novos relatos e fotos que entretanto me foram enviados:

16.02.2009

"...Hoje dei uma volta pela serra Amarela e tive a sorte de, pela primeira vez, fotografar um corço (Capreolus capreolus), apesar dos muitos que tenho visto todos estes anos. Ficou uma bela fotografia. Envio-te duas fotos, uma da serra do Invernadeiro, vista da serra do Gerês, e outra de uma parte de Gerês. Não são muito boas devido à luz que fazia. Julguei que a neve ia derreter, devido às temperaturas dos últimos dias mas apesar de tudo ainda permanece. Há ainda zonas, relativamente extensas com 30 cm de neve."

Gerês:

23.02.2009

"...Tentei hoje (dia 23.2.2009) ascender à região da Nevosa, pelo lado norte do Gerês, para fotografar a Capra pyrenaica, mas estava muitíssimo perigoso. A neve, que em alguns sítios ainda tem 50 cm, está muito dura e escorregadia. Aí vai um panorama do início da caminhada, ainda muito longe da Nevosa."

:thumbsup::surprise::D

Já estava a ver que te tinhas esquecido aqui do pessoal! :D

Belos registos, como sempre! Ainda para mais acompanhados de uns relatos que lhe dão mais gosto! ;)

Mais um relato:

"Olá Nuno,

Nevou alguma coisa para a parte oriental. Mas por falar em neve. Este inverno estamos a ser atingidos por várias frentes,mas nada que se compare, em quantidade de precipitação na forma de neve, a alguns anos das décadas de setenta e oitenta Lembro-me de um nevão (não me recordo se foi em 1983 ou 1984 ou até 85) que se iniciou, salvo erro, a 23 de Abril. Lembro-me que no dia 25 havia eleições e muitas das aldeias ficaram isoladas privando as pessoas de votar. Pois bem, a neve foi caindo (mais ou menos dia sim dia não) até meados de Maio chegando nos Carris (1507 m) a atingir a altura de 3.5 m (três metros e meio), provocando o derrube da maioria dos telhados das minas. Fui lá em finais de Maio a custo e em Junho havia ainda muita neve. Lembro-me também de, por esses anos, apanhar um nevão a 1 e 2 de Junho (20 cm de neve a 900 m). Mas o maior, ( não vi, era miúdo e estava em Braga) relatado numa revista ligada ao Gerês e num blog que poderás consultar na net (creio que se chama Carris), foi em 55 atingindo a neve em Leonte 3,5 m e nos Carris entre 4 e 6 metros. Por essa altura foi montada uma operação destinada a resgatar os mineiros que trabalhavam na região." :surprise::p:D

vamos cá desenterrar o tópico eheh

Não faltou muito para, este ano, suceder algo parecido...E vamos lá ver como vai continuar o tempo nas próximas semanas. Mas para já, parece que as previsões de neve são para ficar durante este final de semana e também, possivelmente, para a próxima semana.

É pena é eu estar longe do gerês :(

Já fiz várias vezes a subida até aos Carris pela Portela do Homem, o trilho não é dificil e a paisagem grandiosa. Sempre pensei em continuar até Pitões de Júnias (o que nunca concretizei), outro tanto em distância, mas sem trilho visível e concerteza mais perigoso.:unsure:

Alguém do Forum já teve oportunidade de percorrer o referido 2º trajecto?:shocking:

Viva Veterano (se é que ainda por aqui anda eheh :p)

Já teve a oportunidade de realizar a caminhada até Pitões?

Eu posso dizer que já a fiz, por duas vezes, mas partindo das minas das Sombras, e é uma caminhada espectacular! Recomendo...no entanto, é uma zona de protecção total (requer autorização e pagamento de uma taxa), e não tem trilho definido, portanto aconselha-se o uso de material de orientação ou a companhia de alguém que conheça bem o terreno e, claro, nunca ir sozinho!