Normais climatológicas 1931 - 1960

É impressão minha ou não existe aí quase nada do Sotavento, e a maior parte fica enfiado no meio da Serra .... e Lagos como pode ter um valor tão baixo ???

e onde ficam sitios como Sete Cidades, Bretanha, Capelas, Vila Franca do Campo, São Pedro e Furnas para terem valores tão altos ??
até mais altos que Monchique ??

É impressão minha ou não existe aí quase nada do Sotavento, e a maior parte fica enfiado no meio da Serra .... e Lagos como pode ter um valor tão baixo ???

e onde ficam sitios como Sete Cidades, Bretanha, Capelas, Vila Franca do Campo, São Pedro e Furnas para terem valores tão altos ??
até mais altos que Monchique ??

Com excepção dos dois primeiros postos, os outros constantes no último mapa são dos Açores.

O sotavento está relativamente bem representado pelas estações climatológicas: Faro, Tavira e VRSA.
Falta-me só pôr estas duas últimas. ;)

Lagos tem uma precipitação próxima da registada no Cabo de S.Vicente (417,6mm); o udómetro está a uma altitude bastante baixa, 12m. Também Praia da Rocha (climatológica) tem um valor que é o mais baixo de toda a rede: 416,6mm.

Última edição:
Não compreendo como o Barlavento tem valores mais baixos que o Sotavento :(

É verdade, bastante interessante. 1931-1960 teve com certeza uma circulação algo diferente e penso que se tratou especialmente da década de trinta, onde o Março teve a preponderância sobre os outros meses.

Mas eu já ponho aqui as estações que faltam. VRSA por exemplo teve um total anual médio inferior a Lagos, 428,2mm.

Podes por os da zona Sotavento sff ?

PS: Cada vez mais me convenço que esses anos 30 a 40 foram extremamente secos, e o regime de precipitação foi mais do estilo torrencial !

Podes por os da zona Sotavento sff ?

PS: Cada vez mais me convenço que esses anos 30 a 40 foram extremamente secos, e o regime de precipitação foi mais do estilo torrencial !

Tavira e Via Real de Sto.António:

WJbi1oS.jpg

JB8gHsh.jpg

fUAqOJI.jpg

FE4UVGw.jpg

faltam só para concluir todas as estações do Algarve, Cabo de S.Vicente, Caldas de Monchique e Praia da Rocha.

Esse valor de Tavira é verdadeiramente notável e demonstra bem a importância do caracter torrencial aqui no Algarve .... Por aquilo que observei parece que o caracter torrencial no sentido mais extremos afecta mais a parte central do Algarve o que não é admirar .... Tavira parece que tem uma bela queda para o regime torrencial, aliás acho que toda a zona entre Portimão e Tavira pelo que parece, dado que as zonas mais extremas tem valores diários bem mais baixos ...
Tavira com esses 545 mm é verdadeiramente supreendente ...

Esse valor de Tavira é verdadeiramente notável e demonstra bem a importância do caracter torrencial aqui no Algarve .... Por aquilo que observei parece que o caracter torrencial no sentido mais extremos afecta mais a parte central do Algarve o que não é admirar .... Tavira parece que tem uma bela queda para o regime torrencial, aliás acho que toda a zona entre Portimão e Tavira pelo que parece, dado que as zonas mais extremas tem valores diários bem mais baixos ...
Tavira com esses 545 mm é verdadeiramente supreendente ...

Sem dúvida! Basta lembrarmo-nos do máximo diário histórico de Tavira num dos anos do triénio 1987-89, não tenho presente qual, de 186mm!

Sem dúvida! Basta lembrarmo-nos do máximo diário histórico de Tavira num dos anos do triénio 1987-89, não tenho presente qual, de 186mm!

Olha até acho que nem foi nenhum desses, creio até que foi em 82 ou 83 esse valor !
Eu tinha esses registos, e sei que os coloquei aqui neste Forum, mas agora não sei onde estão .... já estou registo há 9 anos neste Forum !

• Gosto
Reactions: StormRic
Olha até acho que nem foi nenhum desses, creio até que foi em 82 ou 83 esse valor !
Eu tinha esses registos, e sei que os coloquei aqui neste Forum, mas agora não sei onde estão .... já estou registo há 9 anos neste Forum !

Acho que tens razão! Por isso não estava a conseguir enquadrar nos anos 87-89.

Entretanto encontrei os totais normais 1941-70 naquela publicação só sobre o Algarve:

2AkTgLd.jpg

Interessante a secura desta trintena nas estações de Albufeira, Lagoa, Quarteira e Sagres.