E para Viseu, ninguém tem já as médias ´81-´10 lançadas?
Espera uns anos e terás.
Se ainda pedisses as normais de 71-00.
IMIM disponibiliza Normais Climatológicas para o período 1981-2010
2012-02-23
(IM)
O Instituto de Meteorologia, I.P., através da instalação e exploração continuada de redes de observação meteorológica, dispõe de séries climáticas longas, que têm permitido calcular as normais climatológicas, segundo as recomendações da OMM, desde 1931 (primeiras normais publicadas referem-se ao período 1931-1960).
As normais climatológicas são conjuntos de valores estatísticos calculados a partir de dados meteorológicos obtidos ao longo de um período de 30 anos seguidos de observações. Correspondem a uma convenção adotada internacionalmente e assume-se como um período suficientemente longo para que sejam filtradas as flutuações de menor escala temporal do clima observado, como, por exemplo, a variabilidade interanual.
O Instituto de Meteorologia, I.P., disponibiliza a partir desta data novos valores de normais climatológicas para um conjunto de estações, cujos resultados passam agora a referir-se ao período 1981-2010, atualizando os resultados anteriormente obtidos para o período 1971-2000 possíveis de consultar neste Portal.
As normais climatológicas 1981-2010, agora disponibilizadas pelo IM, correspondem aos principais elementos climáticos, temperatura do ar e quantidade de precipitação, para 17 estações meteorológicas do Continente (Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu) e 4 estações nas regiões autónomas, 3 das quais nos Açores (Angra do Heroísmo, Stª.Cruz das Flores e Ponta Delgada) e 1 na Madeira (Funchal).
A comparação da temperatura média anual do ar em Portugal, quer no território do continente quer nas áreas insulares, entre os dois últimos períodos de Normais Climatológicas (1971-2000 e 1981-2010), evidencia o prolongamento da tendência positiva na evolução da temperatura do ar, sendo que no Continente o aumento na temperatura máxima do ar tem sido superior ao da temperatura mínima.
Na quantidade da precipitação média anual não se identifica uma tendência clara entre aqueles dois períodos de Normais Climatológicas, como no caso da temperatura do ar, verificando-se diferenças positivas da quantidade de precipitação nalgumas estações meteorológicas e diferenças negativas noutras.
É de salientar que as normais climatológicas agora divulgadas são as primeiras a integrar dados registados em estações meteorológicas automáticas (EMA). Em geral, para os resultados obtidos foram utilizados preferencialmente dados de observações clássicas/manuais, embora no caso da temperatura do ar se tenha dado preferência aos registos das EMA a partir de 2001.
O que eu destaco é que na estação de Faro já é possível disparar quantidades de precipitação diárias que ultrapassam as quantidades de precipitação mensal em todos os meses exceptuando os 3 meses com menos horas de sol. Os fenómenos extremos nestes últimos 30 anos estão a aumentar o que coloca dificuldades à planificação de aglomerados urbanos. Estas descargas andam nos 40-50mm num dia. Faro é um caso climatéricamente à parte do resto das estações consideradas.