rozzo
Moderação
Se não gostam de Portugal podem sempre emigrar....
Se não gostam de Portugal podem sempre emigrar....
Essa Turiestrela já irrita um bocado... Querem o monopólio daquilo tudo mas não querem saber da segurança das pessoas que lá passam, só vêm dinheiro à frente, desperdiçado ou não. Vamos lá ser sinceros: como estância de esqui, a Serra da Estrela não vale minimamente nada. Neve húmida simplesmente não presta para esqui; só serve para fazer bonecos de neve mais nada.
Por isso quando se vê aquelas fotos de neve com não sei quantos metros de altura na Serra da Estrela, isto é mais devido à quantidade de água.. e a qualidade dela para prática de esqui é péssima!!
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.
Eu sou serrana. Amo a minha serrinha, mas tudo o que por ti foi dito eu concordo plenamente. A serra da estrela é linda! Tem sitios fantásticos e paisagens deslumbrantes. Algumas delas só acessiveis a pé. Tem uma diversidade de flora e fauna consideravel, nela nascem 2 rios importantissimos para o obastecimento de água de muitas populações. Tem aldeias e vilas muito bonitas.
O problema da serra é realmente a neve, ou melhor, os senhores que exploram a neve e a publicitam desmesuradamente. A "minha" serrinha recebe todos os anos toneladas de lixo proveniente do turismo. Milhares de pessoas que usam os wc que se localizam na torre desconhecem que o esgoto se encontra a céu aberto a drenar para os solos que alimentam as ribeiras. Milhares de carros expelem para este ar tão puro grandes quantidades de CO2. Foi criada uma relação serra da estrela-neve-torre-estância de esqui, nada mais para além disso. Existem os hoteis resorts que exploram a serra numa suposta "aldeia de montanha" com casas completamente descaracterizadas, sem qualquer história e muitas delas construidas de forma ilegal. Ficam esqueçidas as pequenas aldeias e vilas situadas no coração da serra da estrela que não recebem nem beneficiam de um tostão proveniente do turismo, afectadas grandemente pelo desemprego e desertificação.
Quando vierem visitar a serra da estrela pensem neste cenário. Um local que poderia ser um pequeno paraíso recheado de riquezas ambientais e culturais, é ao invés, uma espécie de monopólio com o unico interesse de fazer dinheiro e mais dinheiro para servir apenas a um só.
Sendo assim, alguém se importa de me explicar o que é que os portugueses vão fazer à Serra da Estrela? É só ver a neve mais nada? O dinheiro que gastam no caminho e/ou hoteis de lá só para ver neve, estavam muito mais bem gastos numa estância de esqui "a sério" em Espanha, que nem estão assim tão longe, onde viam neve e ainda podiam fazer esqui a sério. Sierra Nevada por exemplo, os preços não são assim tão proibitivos quando comparados com a Serra da Estrela. A neve lá costuma ser húmida, sim.. mas ao menos têm máquinas para cobrir com neve seca artificial.
Não vale a pena irmos à Serra da Estrela "só porque é a serra portuguesa mais conhecida" ou isso.. Já temos a sorte de termos o clima que temos quando comparado com a Europa Central; não se pode ter tudo.