Desde o dia em cima que já tivemos vários dias com mais nevoeiros e em muito deles fui fotografar-los. Tenho tirado também muitas fotos para timelapses.
Deixo-vos aqui os registos que fui fazendo ao longo destes últimos dois meses e meio.
29 de Junho - Neste dia não havia nuvens do lado da cidade mas conforme o ar subia pelos montes elas formavam-se lá em cima e continuavam a movimentar-se a grande velocidade para sul. Estava um vento geladinho lá em cima.
9 de Julho - Neste dia não havia muitas nuvens mas com o nascer do sol, formou-se parte do cordão que é costume aparecer entre o Sameiro e a Santa Marta.
19 de Julho
28 de Julho - Este dia foi espetacular, as nuvens estavam mais abaixo e mantiveram-se afastadas do topo do monte até ao nascer do sol. A partir daí começaram a vir de este com uma velocidade enorme e taparam rapidamente o sol. Nessa altura fui num instante para o lado oeste do monte para tirar mais umas fotos antes de tapar tudo. Como podem ver na terceira e quarta foto elas já estavam a vir por cima de mim e do topo do monte como uma onda a arrebentar e a prepararem-se para descer pelo monte abaixo. Passado algum tempo acabou por abrir e tapar várias vezes, permitindo fazer mais uns registos.
31 de Julho
1 de Agosto
7 de Agosto
9 de Agosto - Dia muito bom, nuvens baixas de manhã e depois a virem rápido durante a tarde, estando já às portas da cidade ao pôr do sol, o que é raro chegarem tão cedo. E foi a partir daí que começou a ficar fantástico, com as nuvens a avançarem cada vez mais e a tapar a cidade. Estava a tirar fotos virado mais para oeste, mas depois decidi ir um bocado mais para cima para ter vista para sul. Ainda subi umas pedras com o flash do telemóvel a iluminar e quando parei e o desliguei, olhei para cima e a vista era incrível com um enorme manto de nevoeiro iluminado pelas luzes e com a Via Láctea ao fundo!
Certamente uma imagem que não vou esquecer. Antes de ir para casa ainda dei um salto ao Sameiro e via-se as nuvens iluminadas pelas luzes da cidade. Coloquei a máquina a tirar fotos para uma timelapse e notava-se as nuvens a subir cada vez mais até que chegaram rapidamente lá cima e taparam tudo.
14 de Agosto - Mais um dia em que não havia nuvens na cidade, lado norte do monte, mas para o lado sul estava tudo tapado. Forma-se muitas vezes a cascata como é visível na segunda foto.
27 de Agosto - Este dia valeu a pena por esta foto, pois nem o sol vi nascer, tapou poucos minutos depois de eu chegar.
Agora já estão a começar a aparecer os nevoeiros de radiação e os de advecção a desaparecer. Os de radiação trazem outras oportunidades para fotos e já tivemos dois dias com esses agora em setembro só que infelizmente não consegui ir fotografar, mas mais dias virão. Mais para o fim do ano partilharei aqui também um vídeo com os nevoeiros de 2020.