O pânico do Verão inexistente

Agora poderia vir um Inverno solarengo e ameno, era bom. Até para aziar os fanáticos do frio e da chuva deste fórum :D

Temos estado a ter isso desde 2001 praticamente, há alguns períodos frios mas é de curta duração, a ultima vaga de frio a sério foi em 2000. Se vier um inverno frio como os da década de 90 ou mesmo na média meio país pára.
 
Temos estado a ter isso desde 2001 praticamente, há alguns períodos frios mas é de curta duração, a ultima vaga de frio a sério foi em 2000. Se vier um inverno frio como os da década de 90 ou mesmo na média meio país pára.

Olá. Eu ando por cá desde a década de 60. Mesmo que venha a repetição do inverno mais frio dos últimos 50 anos, não sei porque havia o país de parar... De repente ficamos todos "copinhos de leite" morno? O inverno mais frio dos últimos 50 anos é capaz de não ser assim tão frio...
 
Hoje fiquei admirado quando ao olhar para uma pereira que tenho no quintal e vejo que os ramos dela, na gema estão a rebentar novamente, a dar folhas novas. Por vezes acontece o mesmo com a flor, que dá fora de época. Mas isto porque a temperatura tem estado amena, porque se tivesse frio, era diferente...
 
Num país com um clima como o nosso, este tópico nunca fez muito sentido.
 
Num clima mediterrâneo é compreensível a associação que a maior parte da população faz entre chuva e inverno e tempo seco e verão. Como não há grande variação sazonal da temperatura o que marca mais a diferença é a precipitação.
 
País – Será que o Verão está de regresso?

O calor volta esta semana com as temperaturas a poderem chegar aos 28/29 graus

Pombal 97 fm / Meteorologia – Poucos dias depois da chegada do Outono, as temperaturas vão subir gradualmente até quarta-feira, estando previstas máximas que podem chegar aos 28/29 graus Celsius.

A informação é avançada pela agência Lusa, que cita Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). “Estamos a prever uma subida das temperaturas, mínima e máxima, na generalidade do território. Vão variar entre os 24 e os 28/29 graus”, adiantou a meteorologista.

Maria João Frada informou que, para amanhã, terça-feira, estão previstas neblinas e nevoeiros, que vão dissipar-se ao longo da manhã, e um aumento da nebulosidade, em especial nas regiões do interior, onde há possibilidades de ocorrência de aguaceiros que serão dispersos e pouco frequentes. “Relativamente às temperaturas, não serão registadas alterações e o vento vai soprar fraco, em regime de nortada moderada, durante a tarde, no litoral oeste e no barlavento algarvio”, observou.

Para quarta-feira o cenário é de céu pouco nublado, aumento de nebulosidade durante a tarde e subida das temperaturas máxima e mínima. Para Braga, Castelo Branco, Leiria, Lisboa e Portalegre, está prevista uma temperatura máxima de 24 graus Celsius, enquanto em Coimbra, no Porto e em Viana do Castelo, o termómetro registará 23 graus, em Faro 27, em Évora 26 e em Beja 29.

fonte
 
Ora então vamos lá fazer um exercício com os títulos da imprensa dos últimos tempos:

Quando temos chuva portanto o inverno chegou, quando temos sol o Verão chegou... Daí podermos concluir que ao contrário da meteorologia clássica, os "media" utilizam uma nova terminologia meteorológica. Assim as estaçõs dividem-se em Verão e Inverno, cujos ciclos se manifestam com uma cadência praticamente semanal.

Ora lembro-me bem de andar há uns anos a estudar para exames em Dezembro, com sol e em tshirt, com temperaturas bem agradáveis. Presumo assim que esta nova nomenclatura jornalística (que pelos vistos não gosta de "fugas à média" e quer à força por rótulos) se aplica então desde sempre. Se calhar seria boa ideia acabar com as estações! :)