Sorry, in English, but I once encountered a list of the values measured at Amareleja from 27 juli-17 august (or so) 2003. Does anyone have that list available.
Não tenho uma lista de temperaturas, o que tenho é um resumo que o André por acaso me arranjou ontem.
Em 2003 a Amareleja teve:
* 29 dias consecutivos com temp max >= 30ºC (de 17 Julho a 14 Agosto)
* 24 dias consecutivos com temp max >= 35ºC (de 22 Julho a 14 Agosto)
* 17 dias consecutivos com temp max >= 40ºC (de 29 Julho a 14 Agosto)
Seems to me that even the current warm period in SE Portugal is almost on par with the one in jun 1981.
Daqui a uns dias tentaremos fazer um balanço, sempre difícil pois os dados disponíveis são limitados.
I find it really too bad that the IM has so little data available. Why do they not produce a daily list, with minimum, maximum and average temp, precipitation and sunshine? And then put it in an archive so you can look it up anytimeyou like. The KNMI has a list of all stations, going back to 1901 so you can get it from every day for every Dutch station ever since....
May be it is money and the KNMI gets more than the IM. So it is easy to judge without knowing everything. But I find it a pity nevertheless.
É uma velha guerra. Significativa parte do orçamento do IM depende da venda de dados e serviços, portanto é um modelo que depende dos decisores políticos. O actual ministro da tutela diz há muito tempo que existe aposta e paixão pela ciência, mas quando se fomenta um modelo em que os dados são para serem vendidos, não há paixão nenhuma, apenas propaganda, as únicas paixões que existem em Portugal são as do betão.
Mas nos últimos 2/3 anos aos poucos tem mudado alguma coisa, é importante referir, pode ser que ainda melhorem mais. Em Espanha ainda é pior do que cá apesar do orçamento deles ser proporcionalmente maior. Mas há coisas que não se compreendem mesmo, no site do IM não há algo tão simples como os extremos do dia, apenas dados horários (que diga-se não existem nalguns países) e uns gráficos manhosos em que temos que estar com zoom no Photoshop a estimar a temperatura.