Brigantia
Cumulonimbus
Quem conhece essa zona sabe bem o fenómeno que ali se passa. As ondas crescem imenso. Se não tinha 30 metros, não devia estar longe. E garanto-vos que ao vivo aquelas muralhas de água são muito mais impressionantes. Se puderem, quando estiver mar agitado, desloquem-se ao farol da Nazaré e comprovem.
Nunca fui até à ponta da Nazaré ou à Praia do Norte, mas hei-de lá ir se tiver oportunidade num dia de grande ondulação testemunhar ao vivo o que parece ser um fenómeno único no Mundo, pois em mais nenhuma parte do Mundo temos um canhão submarino tão fundo até tão perto da costa!
De facto as ondas na praia do Norte são únicas, devido ao famoso canhão da Nazaré.
Existe uma enorme diferença entra as ondas da praia do Norte e as da praia da Nazaré (apesar de estarem quase uma ao lado da outra).
Ondas de 10 metros na praia da Nazaré são raras e quando acontecem, se aliadas à maré alta, provocam inundações e estragos na marginal.
Já na praia do Norte as ondas atingem sempre alguma altura, mesmo quando o mar está calmo na praia da Nazaré, e quando o mar está revolto é um grande espectáculo, com enormes ondas. Mas apesar de formar grandes ondas, que facilmente ultrapassam os 8/10 metros estas rebentam sempre ainda longe da costa.
Já agora fica uma observação, quando li aqui que o McNamara tem 1,78m de altura fiquei um pouco surpreendido pois cruzo-me, nesta época do ano, praticamente todos os dias com ele ao almoço e sinceramente parecia ser mais alto