Pôr do Sol

Maravilhosas! :w00t:

Stunning! :w00t: Que belos "dragões"! :) Também podiam ser plesiossauros de pescoço curto! :D

:hehe: obrigado! Então não estou assim tão delirante :lol:

O primeiro poente do ano foi simples na aparência geral.
NJh6mrC.jpg

Mas quando o sol começou a ocultar-se pelas camadas superficiais sobre o oceano iniciou-se uma sequência de deformações da sua imagem. Começa por parecer achatar-se, prematuramente pois ainda está longe da linha de horizonte:
zP529Y6.jpg

A série de imagens seguinte durou um minuto, com os diferentes índices de refracção a separarem a imagem em fatias.
A primeira imagem foi captada 12 segundos depois da foto acima.
O perfil da imagem vai dando uma ideia de como são distintas as características das sucessivas camadas e isto ajuda a explicar, por exemplo, como as temperaturas são tão variáveis em altura durante as inversões:
3iJ6gR3.jpg

Nas séries seguintes ainda irá ficar mais deformado, com as manchas a aparecerem intermitentemente.

Sempre magnifico...:palmas::palmas::palmas:

Obrigado, o mérito é do sol e da neblina :hehe:! Se tiveres fotografado o poente de hoje, mal posso esperar por ver as fotos que fizeste, essas sim com cenários deslumbrantes.

Entretanto fica aqui mais uma série de ontem, ou de como a deformação vai levando progressivamente a imagem do sol a apresentar uma geometria exótica...
ALS9y6q.jpg

Também é possível ver que as manchas solares aparecem intermitentemente, por vezes a sua passagem nas zonas de transição de camadas fá-las desaparecer, ou seja, a imagem que vemos do sol não é contínua mas uma justaposição de faixas como aliás se percebe na série anterior onde subitamente começa a aparecer uma nova zona deixando um intervalo.

Última edição:
Fim do dia em tons de rosa.

Que lindo! Captaste estes tons que são difíceis com excelente fidelidade! :cool::thumbsup: Um sonho de paz!

Aqui em Carcavelos não tenho possibilidade de ver estas nuances de rosa, apanha-se com o poente em cheio, é a explosão de vermelhos/laranja que este inverno já nos vem habituando, típico destas situações anticiclónicas com neblina no horizonte desafogado.

Quando se vê o amarelinho no horizonte ao aproximar do sol do horizonte, já sabemos que vai ser colorido:
O8AMeVf.jpg

Os laranjas dourados oceânicos:
Ndn3kk8.jpg

jTH4Kqv.jpg

A disposição dos cirrus produzia uma convergência precisamente na direcção do ocaso:
Rlv0byg.jpg

A seguir começou o festival das cores crepusculares, que só se vêem no seu máximo esplendor a baixa altura sobre o horizonte:
eVSYbTu.jpg

de Este para Oeste
KprwBdE.jpg

4RbRbxx.jpg

fqydPZD.jpg

4waNQ2m.jpg

ao crepúsculo tardio só a câmara ainda consegue ver a profundidade de côr, visível também a neblina que potenciou esta notável paleta:
K4mXot3.jpg

Que lindo! Captaste estes tons que são difíceis com excelente fidelidade! :cool::thumbsup: Um sonho de paz!

Aqui em Carcavelos não tenho possibilidade de ver estas nuances de rosa, apanha-se com o poente em cheio, é a explosão de vermelhos/laranja que este inverno já nos vem habituando, típico destas situações anticiclónicas com neblina no horizonte desafogado.

Quando se vê o amarelinho no horizonte ao aproximar do sol do horizonte, já sabemos que vai ser colorido:
Podem não ter tons de rosa mas estes vermelhos e laranjas estão simplesmente estonteantes! :w00t: Belíssimas fotos!:palmas:

• Gosto
Reactions: StormRic
Hoje o fim do dia estava fascinante!! :w00t:
É uma pena não ter a câmera pronta para tirar umas fotos desdentes :facepalm::disgust:

Foi com o telemóvel? Ainda te hás-de lembrar destas fotos e dizer: "aquele tlm tirava mesmo grandes fotos!". Acho que o excelente fotógrafo que és até com uma caixa de cartão com um furo de alfinete ("pinhole camera") tiravas belas fotos!

Estão espectaculares!:bombar:

• Gosto
Reactions: Joaopaulo