Sim, a perigosa
wake turbulence, vortices criados pela ponta das asas que podem subsistir imenso tempo. Um avião de grande porte, por exemplo, A380, a torre de controle identifica-o sempre como "super" e tem que manter uma distância de 10 milhas para o que se segue penso eu. Ainda aqui há uns tempos li sobre um pequeno Cesna (acho eu) que passou um mau bocado apesar do A380 já estar a mais de 10 milhas.
Mas nos pequenos jactos de combate essa turbulência suponho que é bastante menos problemática não ?
Mas mesmo na aviação andam em testes de coisas interessantes que acabam por ser parecidas com as desta conversa, que pelos visto não é nova, apenas foi agora comprovada, chamam-lhe vortex surfing.
http://www.aviationweek.com/Blogs.a...a2b&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
http://www.globalsecurity.org/military/library/news/2012/10/mil-121010-afns02.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Drafting_(aerodynamics)