olheiro
Cumulus
portugal, situado a meio ( um pouquinho menos) caminho entre o polo e o equador tem basicamente duas estações,uma fria e chuvosa ( nov-abr) e outra quente e seca ( os restantes meses).
quando estamos fartos do calor, temos frio , quando estamos fartos de frio, temos calor.
quando estamos fartos de chuva, temos sol, quando estamos fartos de sol, temos chuva.
quando estamos fartos de frentes sem animação, temos tempestades de verao, quando as trovoadas de verao causam danos, temos frentes sem animação.
quando está tudo seco e castanho, volta o inverno e com ele o verde esmeralda.
no inverno neva nas terras altas deixando-as lindas de brancura e quando a neve dá problemas vem o verao e ficam os prados verdejantes.
as medias anuais sao amenas dexando plantas e animais de climas frios e quentes desenvolver-se bem.
e, no final somando tudo, será que portugal tem o melhor clima do mundo
Esse cenário edílico, do meu humilde ponto de vista, beneficia de grande generosidade da sua parte....e de facto, talvez até nem corresponda à dura realidade de há muitos séculos...
Portugal tem um clima caracterizado por Invernos normalmente suaves, com temperaturas das mais altas da Europa (ou não fossemos vizinhos de África e não levássemos em cheio com a corrente quente do golfo), com índices de precipitação muito irregulares, exposições solares muito altas e alguma queda de neve, quando os Deuses que regulam o frio (oriundos do Norte ou do Leste da Europa) uma duzia de vezes por século nos resolvem prendar...
Mas lá está a relatividade da questão: se perguntarmos a um Berbere qual o melhor clima do planeta....ele vai apontar-nos com certeza para os Oásis que de quando em quando aparecem na enormidade do deserto, pobres de vegetação e com nascentes de água cada vez mais reticentes....Et voilá ....para eles é a maior das verdades.