Certo Luper. Só que voltamos a cair no erro de tirar conclusões e comparar com o passado situações que ainda não ocorreram, tal como aqui há poucos dias nalgumas saídas houvesse quem a propósito da Andreia recordasse o temporal de 1941 ou quem já se atreva a calcular anomalias mensais incluindo já nas contas a precipitação que ainda só existe num modelo algures a muitas horas.
As conclusões tiram-se no final. Por exemplo, a depressão anterior não passou dos 989/990hPa em território continental, os ventos foram uma sombra do que chegou a ser previsto, não só porque a pressão não baixou tanto como chegou a aparecer nalgumas saídas, mas também porque os gradientes isobáricos eram pequenos, etc,etc.
Nesta situação específica não acho que isso do ECM esteja minimamente seguro, depressão sim, chuva sim e provavelmente bastante, mas temporal com uma ciclogénese explosiva encostada ao norte do país não me parece provável. No modelo passa-se tudo num só dia, quando é assim é bastante frágil. Um dia acontecerá certamente, nunca se deve dizer nunca muito menos no clima, mas também se tem que ter em conta o passado quando vemos situações destas nos modelos e sermos um pouco desconfiados perante o que eles nos resolvem mostrar.
Conforme o que depois suceder é que podemos dizer se é habitual ou é invulgar, se fica ou não na nossa memória meteorológica. E nessa altura cá estaremos todos para tirar conclusões e comparar ao passado.
Já estás mais seguro?
Eu estou pregado ao chão para não voar