Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008

• Thread starter Thread starter psm
  • Data de início Data de início
ja viram a previsão do IM para sexta-feira :w00t:

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, que poderão ser fortes nas regiões Norte e
Litoral Centro onde há a possibilidade de trovoadas, passando a
aguaceiros.
Vento moderado (15 a 35 km/h) de sudoeste, soprando forte a muito
forte (40 a 60 km/h) com rajadas de 90 km/h nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da
temperatura máxima.

Penso que a precipitação não irá fugir resta saber qual será a sua itensidade....

gfs-2-102ymm4.png

Aqui, no Algarve tenho sérias dúvidas que ocorra qualquer precipitação, tenho saudades do ano passado, este outono cheira-me a seca :angry::mad::sad:

Concordo em absoluto com o Algarvio1980. Lembro-me que no ano passado o início de Setembro ficou marcado por alguns dias de trovoadas, algumas espectaculares e mesmo assustadoras. Aliás recordo-me que a convecção era tão forte (não sei se é o termo mais correcto), que em poucas horas formava-se uma tempestade.

...bons velhos tempos!...::sad:

Re: Alterações para os proximos dias!!

Vamos iniciar o Setembro com uma brisa de Outono!!:rain:
Dia 4 uma amostra, dia 6 e 7 a valer:thumbsup:
Assim diz a previsão do Freemeteo!! Pelo menos para os meus lados.
Cumprimentos a todos deste novato.

http://www.freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2269709

E as mínimas do Freemeteo??
9ºC para Lisboa amanhã e dia 8...:lmao:
Esquceram-se do "1" atrás:lmao:

-Quando o IM diz que há trovoadas no litoral centro é sempre no litoral norte...:rain:

Bem a previsão do fnmoc da run das (12) é daquelas que nos fazem sonhar, e nos pôr em extase:w00t:.

Eu também voto no seguimento especial. Pode não ser extensível a todo o país mas a entrada é pujante e o tempo vai virar... :D

wind3285032and32mslpeurhm8.gif

Há outra coisa esquisita nos modelos. O GFS embora sozinho, desenha uma perturbação tropical a subir o atlântico...

A run das 18h está a sair...

Quanto á precipitação, no Norte, foi aumentada nesta run, especialmente na zona do Minho...:D

gfsprecicpitaoa5desetemku0.png

Em relação ao Centro e ao Sul, a situação foi, amenizada...:(

gfsprecicpitaoa6desetempt0.png

gfsprecicpitaoa6desetemfn3.png

Por fim,um cenário mais longínquo... mas discrepante em relação á run anterior (12h)...

gfsprecicpitaoa9desetemtb4.png

Acredito que para a semana tenhamos tempo instavél por vários dias porque o AA vai embora :thumbsup: para já esta chuva que vai regar bem o Norte e Centro na sexta e Sábado e moderadamente o Sul no Sábado :p

A run das 6h do GFS está a sair... basicamente mantém o mesmo cenário de precipitação, acrescentando agora, alguma, já a partir da magrugada de dia 4, para a região Centro, chegando até a afectar, nesse dia, o litoral Sul...

Dia 5, volta a carga... esta run melhorou (ou piorou, dependendo do ponto de vista:D), a forte precipitação que se fará sentir no Minho, nessa noite, de dia 5...

Até finais de dia 6, a chuva irá ser generalizada, propagando-se de NO para SE...