Gerofil, o que ocorreu é o chamado "
storm surge", um fenónomo comum a todos os ciclones (mesmo os não tropicais) mas que em certas situações é severamente agravado.
O storm surge surpreende muitas vezes pela forma repentina como a água sobe, há imensos videos na Net de "storm chasers" a filmar furacões que subitamente são surpreendidos pela ondulação e água a vir não se se sabe de onde. No golfo do México há zonas costeiras também muito vulneráveis ao storm surge.
E neste evento da Birmania estão lá os ingredientes todos para esse agravamento.
Por um lado a batimetria da plataforma continental lá é pouco profunda o que só por si agrava muito o storm surge pois actua como cunha com a água a ser empurrada ao longo de fundos marinhos pouco profundos e tem que ir para algum lado.
Para piorar, o efeito do Delta. Toda a água da storm surge canalizada pelo vento e pela pressão entra pelo Delta acima e é cada vez mais afunilada tomando a maré proporções se calhar equivalentes a um tsunami. Na prática dadas as condições pode ser algo tipo um Tsunami, não sei, só que provocado pela pressão e vento e não por um sismo. Afinal os próprios tsunamis são muito agravados por estes factores como os fundos marinhos e pela configuração da costa e estuários por onde entram, não afectam a costa toda da mesma forma como se viu no tsunami de 2004.
Animação com distintas plataformas continentais:
Tudo isto estava previsto, sabia-se desde muito tempo antes, pelo menos 48 horas, que o storm surge seria grave nesta região, tal como é noutras regiões como o Bangladesh, sabia-se até a altura que provavelmente teria pelo menos 12ft, ou seja 3.6 metros. O facto do responsável da junta que fez essas declarações não saber disto mostra bem porque é que esta tragédia aconteceu. E essa conversa do não ser o ciclone mas um tsunami já cheira a querer sacudir as responsabilidades pois estamos na presença de algo que se poderia definir como um genocídio por negligência.
No entanto não foi apenas o storm surge. Oficialmente o ciclone ele teve ventos estimados de categoria 3 mas há cada vez mais pessoas a dizerem que foi um ciclone enganador pois tinha uma estrutura que quando fez o landfall parecia um pouco deficiente mas algumas coisas indicam que podia estar a passar por um processo de intensificação e ser afinal um categoria 4 potente, pelo que o storm surge deve ter sido superior.