Previsão e Seguimento de Furacões (Atlântico 2022)

Ciclone tropical Hermine provoca danos nas Ilhas Canárias




A passagem do ciclone tropical Hermine pelas Ilhas Canárias provocou inúmeros danos materiais, especialmente na aldeia de San Nicolás, ilha Gran Canaria.

Entretanto, Hermine perdeu força, passando a uma depressão pós-tropical. A cessação das chuvas permitiu esta segunda-feira contabilizar os danos causados pelas cheias e começar a reparação dos mais urgentes. Da mesma forma, o governo insular decidiu que esta terça-feira a atividade escolar será retomada.

As chuvas intensas provocaram inundações de várias infraestruturas e desencadearam vários movimentos de vertente. Também a energia elétrica foi afetada, tendo os maiores estragos ocorrido nos municípios de La Aldea (Gran Canaria), Candelaria e Guímar (Tenerife). Cerca de 50 habitantes de San Bartolomé de Tirajana (Gran Canaria) tiveram que ser retirados. O tráfego aéreo foi afetado, tendo agora os aeroportos que recuperar os 540 voos cancelados.

O episódio já é catalogado pelos meteorologistas como "histórico", deixando registos nunca antes vistos em alguns dos observatórios do arquipélago, até dez vezes superiores ao normal para esta época do ano. O presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres, informou que desde a chegada do ciclone "houve uma acumulação de até 300 litros por metro quadrado na ilha de La Palma e cerca de 200 litros por metro quadrado na Gran Ganaria". Sublinhou que, nos últimos três dias choveu mais do que em todos os meses de setembro de que têm conhecimento histórico.






Fontes

La Verdad
El Comercio


20220926-hermine-canarias.JPG


Imagem: La Verdad
 
IAN perfeitamente formado, em movimento rápido sobre Cuba:

RtkyEI7.gif
Off-Topic: ninguém, no fórum, tem o contacto do Trump??? Eram uns belos dias para ele jogar golf no seu Mar-a-Lago Club em Palm Beach, Florida.
Enquanto jogava no seu belo resort (debaixo de água ou de algum objecto voador), podia apreciar a inexistência de alterações climáticas.
 
Última edição:
Furacão Ian visto do o espaço:



GFS a colocar quase 900mm na zona de Tampa e ECM mais de 700mm a sul. :shocking:
jTyKR5y.png

2eZEolb.png



Já choveu imenso na Flórida e o pior ainda está para vir. Um registo em Miami, ontem:



Alguns registos desde Cuba:




 
Quase off-topic (ou tesourinhos deprimentes da estupidez humana):

KfZcXZS.jpg


Este homem com criança ao colo apareceu por momentos a levar com o chuveiro das ondas, passeando-se... :facepalm:
Não é todos os dias que se vai ao ponto mais a sul dos EUA. Há que aproveitar o momento então! :huhlmao: