IPMA
Depressão deverá evoluir para tempestade tropical mas está longe dos Açores.
Hoje às 11:47.
Por volta das 10 horas desta quinta-feira, a depressão tropical localizava-se a 1575 km a oeste dos Açores. Sistema deverá evoluir para tempestade, mas, para já, está longe do arquipélago.
O Centro Nacional de Furacões em Miami confirmou esta quinta-feira a formação de uma depressão tropical de nível 5 a oeste dos Açores. A área já estava a ser vigiada pela possibilidade de formação de um ciclone.
De acordo com o instituto responsável pela monitorização e previsão de depressões, tempestades tropicais e furacões, às 10 horas (em Portugal continental), o sistema localizava-se a 1575 km a oeste dos Açores, com deslocamento lento para leste/nordeste.
"Muito longe", referiu a meteorologista Rita Mota, da delegação açoriana do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A situação vai continuar a ser monitorizada.
Em declarações ao JN, a responsável explicou que o mais provável é que a depressão evolua para tempestade, intensificando-se, mas que ainda é difícil prever a sua trajetória e se afetará o arquipélago.
"O que hoje é válido, nestes casos, amanhã pode já não ser", ressalvou, garantindo que os meteorologistas estão a acompanhar o caso há vários dias.
www.jn.pt