Nestas ultimas conheci e visitei os v/ foruns e fiquei impressionado com os especailistas que participam.
Infelizmente as minhas ferias na proxima semana no Mexico, sendo o site recomendado freemeteo.com, vão ser mesmo molhados.
Parabéns antecipados pelo v/ 3º aniversário, e se virem uns ventos a puxar Sol para o México avisem-me
Não se preocupe com as previsões de chuva e/ou trovoadas do freemeteo ou outros sites para estes destinos, é uma coisa normal, chegam a ter chuva todos os dias e depois não se passa nada ou mal se dá por ela.
Dê uma olhadela aqui nesta imagem de satélite:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/rb-l.jpg
ou versão animada:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/loop-rb.html
Laranjas e vermelhos são geralmente trovoadas. Na imagem de infravermelho vê como os fenónomos são muito rápidos e dinâmicos.
Nestes destinos das Caraibas umas nuvens e alguns aguaceiros rápidos são banais, nem se dão por eles, até dão colorido à paisagem
e uma chuva torrencial durante uns minutos que acaba abrutamente como se nada se tivesse passado até é fascinante de se assistir e muitos nem saem da água e outros continuam calmamente a beber o seu cocktail regado com alguma água da chuva
Claro que se houver descargas eléctricas abrigue-se convenientemente no hotel, que é uma coisa que eu muitas vezes não via a fazerem.
Fotos tirado por mim no México de uma das trovoadas muito rápidas a que assisti:
O pior que pode acontecer são duas coisas:
a) um ciclone tropical, não é preciso explicar porque é mau.
b) uma pertubação tropical mais intensa e persistente, que por vezes pode fazer trovoadas e chuva durante muitas horas numa dada região.
À boa maneira portuguesa podemos sempre dizer, se não sair a) tivemos sorte. Se sair b) podemos sempre dizer que tivemos sorte na mesma porque b) podia ser pior como a) por exemplo
O mais importante é não haver furacões.
O ano passado tivemos muita gente aqui no forum a seguir os furacões em Agosto e Setembro e só houve um caso de uma pessoa que depois apanhou com uma destas pertubações mais persistentes, mas é uma coisa que estraga algumas horas mas não propriamente as férias como um furacão.
Faça boa viagem (e os outros que vão neste fim de semana para outros lovais) aparentemente está tudo calmo quanto a ciclones tropicais sem nada previsto nos modelos para os proximos dias, e as calmarias não costumam durar muito, pelo que os que seguem agora devem ir numa boa altura.
No México não se esqueça de passar por Tulum e por Xel-Ha, e já agora depois partilhe algumas fotografias com a gente
De preferência de algumas nuvens e trovoada
Tulum
Xel-Ha
Cerca de uma semana depois de ter tirado estas fotos chegou a esta região o
Furacão Emily (Cat4) já eu estava em Portugal há 2 ou 3 dias