Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2011)

  Tufao n 12 atinge pressao de 965 hpa se encontra ao sul do japao e ja para dia 2 deve atingir o estado de shizuoka com ventos de ate 35m/s e rajadas que podem atingir 50m/s.

Este tufao pode ser muito forte para as regioes centrais do japao devido ele vim direto para a regiao de tokai e kanto, sem antes passar por terra firme, entao esta esperado muita chuva e ventos fortes.



Como podemos ver o tufao e grande mais nao tem um olho bem definido mais ainda esta a se intencificar e a previsao e que alcance os 960 hpa.

Rota prevista
http://www.jma.go.jp/jp/typh/1112l.html
 
O tufao n 12 agora esta bem proximo ao japao e durante esses dias ele mudou sua rota e agora esta previsto que faca landfall na ilha de shikoku e avance para norte passando sob as regioes de shikoku e chugoku (regioes do oeste do japao )



como e possivel ver nas imagens a tempestade esta muito proxima do japao e ja esta afetando o clima esta ocorrendo tempestades abundante diante de toda a regiao central e regiao oeste devido as influencias dos ventos quentes e humidos




http://www.jma.go.jp/jp/g3/
 
Furacao n 15 se intencifica muito alem do esperado> Agora ele se encontra proximo da ilha de kyushu a pressao e de 950 HPA A previsao era que nao passaria de 980Hpa esta se mostrou errada.

O tufao passara amanha sobre o japao e seu centro passara sob o local aonde moro mais nao deve causar grandes estragos ja que Nagano e um lugar montanhoso.

Passara segundo a previsao ainda com forca potencialmente destrutiva com ventos de 35 m/s E rajadas de ate 50m/s, Esse sera sem duvida o tufao mais forte do ano e devido a proximidade com o centro aqui na minha cidade ventara forte



Agora o tufao apresenta ventos de 40 m/s e rajadas de ate 60 m/s:eek:
Sua pressao central e de 950 HPA e esta na categoria de tufao 'forte'

Localizacao 29'40" N 133'00" LESTE

Nas proximas horas deve estar indo para nordeste a 20 km/h

E fara lanfall provavelmente no estado de Aiche ou shizuoka. no tufao anterior cairao abundantes tempestades algo superior a 800 mm em 24 horas em muitas cidades de MIE-ken, e ouve inumeros deslizamentos. Neste tufao provavelmente sera pior devido a sua intencidade. O mar certamente invadira as regioes costeiras devido a tempestade almentar severamente a altura deste. Causando inumeros prejuisos

Ultima imagem de satelite


Como e possivel ver o olho esta perfeitamente formado e o tufao esta sob o mar quente acima de 28 c nao sendo improvavel um almento na potencia deste nas proximas horas que antecedem o landfall

Mapa do tempo (tufao um pouco a esquerda da imagem N 15 )

A a possibilidade de o tufao passar proximo a costa do japao desviando sua prevista rota atual tudo depende da alta do pacifico


Rota prevista pela agencia meteorologica japonesa JMA




Como e possivel ver na imagem acima o Tufao pegara em cheio o japao ilha principal de honshu e pegara cidades extremamente populosas almentando consideravelmente a possibilidade de vitimas.

Voltarei com mais informacoes nas proximas horas :rain:
 
Cerca de 400 mil pessoas aconselhadas a deixar as suas casas devido a tufão

As autoridades do Japão aconselharam hoje cerca de 400 mil pessoas a deixar as suas habitações antes da aproximação de um tufão e das fortes chuvas que podem provocar novas inundações e desabamento de terras. O alerta foi lançado a partir da cidade de Nagoya, no centro do Japão, mas a retirada não é obrigatória, esclareceu a agência noticiosa Jiji.
O tufão “Roke”, o 15º da temporada, avança lentamente, mas com fortes ventos que chegam a alcançar os 144 quilómetros por hora. O ciclone tropical encontrava-se hoje a sudoeste do arquipélago, com a Agência Meteorológica do Japão a prever que o venha a entrar em terra quarta-feira na principal ilha de Honshu, que poderá atravessar de leste a oeste, sem afetar Tóquio.
No início deste mês, o Japão foi fortemente atingido pelo “Talas”, que deixou quase 100 mortos ou desaparecidos, principalmente no oeste do país.

Fonte: DESTAK
 
1 million flee as typhoon menaces Japan

More than 1.3 million Japanese have been urged to leave their homes as powerful Typhoon Roke approaches the mainland, swelling rivers and threatening landslides. Packing winds of more than 140 kilometres per hour, the typhoon is expected to move over the main Japanese island of Honshu today.
In Nagoya, in central Japan's Aichi prefecture, officials have advised about one million residents to leave their homes because of fears that rivers might burst their banks. Another 300,000 people in the path of the typhoon have also been urged to move to higher ground. Further south, the storm has already dumped one metre of rain on the town of Misato in Kyushu.
The eye of the typhoon was 210 kilometres east-southeast of the southern island of Tanegashima, moving east-northeast at 20km per hour as of 7:00pm (AEST), the Meteorological Agency said. "In Aichi, the heavy rain is causing some rivers to overflow. I would like to ask people to exercise the greatest caution against potential disasters from torrential rain, strong winds and high waves," an agency official told a news conference.
A Nagoya official says the city asked Japan's military, called the self-defence forces, to send in troops for disaster prevention. Typhoon Roke follows on the heels of tropical storm Talas, which left about 100 people dead or missing in western Japan earlier this month.
Tokyo Electric Power Co said the typhoon had caused no damage to its Fukushima Daiichi nuclear power plant, where reactor cooling systems were knocked out by the March 11 earthquakes and tsunami, triggering a radiation crisis. The plant, 240 km north of Tokyo, was unaffected by Talas.

ABC News
 
Já foi categoria 4, neste momento categoria 3

wp201118.gif




Ontem:

rokeamo2011263.jpg


Agora:

roke.jpg




Um vídeo já de ontem:

 
Editado por um moderador:
Moradores da capital das Filipinas enfrentaram destruição e fortes inundações provocadas nesta terça-feira pelo poderoso tufão Nesat, com ventos de até 170 quilômetros por hora

Ondas de até quatro metros de altura destruíram casas e árvores e inundaram vizinhanças inteiras. Pelo menos sete pessoas morreram, a maioria na zona metropolitana da capital Manila, que já havia sofrido com fortes chuvas antes mesmo da chegada do tufão. As autoridades das Filipinas ordenaram que mais de 100 mil pessoas procurem abrigo.
Com 650 quilômetros de extensão, o tufão agora está se encaminhando ao Mar do Sul da China, podendo chegar ao país continental na quinta-feira. O Nesat é o 16º tufão a atingir as Filipinas neste ano. A geografia do arquipélago faz com que esse tipo de ciclone se forme com facilidade na região.

Fonte: BBC Brasil
 
China desaloja 300 mil pessoas pela chegada do tufão Nesat

As autoridades chinesas desalojaram nesta quinta-feira 300 mil pessoas pela chegada do tufão Nesat ao sudeste do país, depois deixar ao menos 39 mortos na passagem pelas Filipinas, informaram as autoridades meteorológicas locais. Com ventos fortes e chuvas torrenciais, o Nesat chegou nesta quinta à localidade de Wengtian, na ilha chinesa de Hainan, onde já há quase 58 mil desabrigados. Segundo o escritório meteorológico do local, as fortes chuvas atingiram mais de 72 localidades da região. A província suspendeu ainda os serviços aéreos, terrestres e marítimos, além de fechar escolas por medida de proteção contra o mais forte dos 17 tufões que atingiram a China na temporada das monções deste ano.
Os aeroportos de Sanya e Haikou cancelaram 143 voos e 32 sofreram atrasos. Os serviços de embarcações estão suspensos no Estreito de Qiongzhou desde quarta-feira, o que provocou aumento de preços em até 33% por causa da interrupção do fornecimento de alimentos, informou a Agência oficial Xinhua.

Fonte: terra

Novo tufão (NALGAE) chega às Filipinas já no próximo Sábado.
 
Mais de 400 mortos em tempestade nas Filipinas



ZulyZami1

A tempestade tropical Washi, que varreu o Sul das Filipinas, fez cerca de 440 mortos, segundo dados da Cruz Vermelha e do Exército citados pela agência AFP. A tempestade fustigou primeiro a ilha de Mindanao, onde foram já recuperados 97 corpos em Cagayan de Oro, um dos seus principais portos, e 75 em Iligan, um outro porto do Sul. Primeiro foram noticiados quase 200 mortos, mas o número ia subindo à medida que passavam as horas.
Entretanto, quase 2000 pessoas apanhadas pelas inundações foram já resgatadas pelas operações militares de salvamento, que decorrem com recurso a camiões, barcos e helicópteros, disse um porta-voz militar, Leopoldo Galon. As chuvas que caíram nas últimas 24 horas fizeram transbordar as ribeiras e causaram inundações. “Aconteceu muito depressa, numa altura em que muita gente dormia”, disse o presidente da municipalidade de Iligan, Lawrence Cruz, à televisão GMA. Esta televisão difundiu imagens dramáticas de uma família a fugir por uma janela da sua casa, atingida pelas águas, e socorristas com coletes laranja a ajudar sobreviventes a porem-se a salvo.

PÚBLICO
 
Editado por um moderador: