Informação IPMA:
Na passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas no dia 9 de novembro foram registados ventos máximos da ordem de 170 kt (aproximadamente 315 km/h), sendo considerado um tufão de categoria 5. Quando atingiu as Filipinas, este tufão tinha uma dimensão equivalente à distância entre o Mar Mediterrâneo e os países nórdicos.
Um tufão é um ciclone tropical com origem no Pacífico Ocidental, caracterizado em categoria pela escala de Saffir-Simpson, a mesma escala que caracteriza os furacões no Oceano Atlântico.
Comparando o tufão Haiyan com dois dos furacões mais intensos que atingiram terra, o furacão Andrew, que atingiu a Florida nos Estados Unidos da América no ano de 1992, com ventos máximos de 280 km/h, ou mais recentemente, com o furacão Katrina que atingiu a costa leste dos Estados Unidos da América no ano de 2005, também com ventos máximos de 280 km/h, este tufão poderá ser classificado com o ciclone tropical mais intenso alguma vez registado.
De acordo com a Agência Meteorológica do Japão, a entidade responsável pela monitorização dos ciclones tropicais do Pacífico Ocidental, este tufão continuará numa trajetória que irá atingir o Vietname, com rajadas máximas de vento que poderão atingir os 120kt (cerca de 220 km/h), seguindo para o sul da China, onde deverá chegar no dia 12 de novembro. Nesta sua trajetória por terra, o tufão Haiyan vai diminuindo a sua intensidade.