Grande tufão ameaça Japão e Coreia do Sul
Um grande tufão e considerado muito forte está sendo monitorado em águas do oceano Pacífico Noroeste, entre o Japão, as Filipinas e a China. O tufão foi batizado de Neoguri (cão guaxinim, em coreano), nome que também foi usado para outros tufões em 2008 e em 2002.
O tufão Neoguri é de grandes dimensões e seu olho pode ser visto claramente nas imagens de satélite. Tufões são sistemas idênticos aos furacões e se formam em regiões oceânicas tropicais de águas muito quentes. Tufão é a denominação que se dá no oceano Pacífico Noroeste.
Este tufão está sendo monitorado pela Agência Meteorológica do Japã (JMA, na sigla em inglês. O boletim técnico das 12 UTC de 6 de julho de 2014 (9 horas, em Brasília) informou que Neoguri estava se deslocando para norte-noroeste com velocidade de 25 km/h. A pressão mínima já estava em 935 hPa e baixou em relação ao que foi observado às 6 horas (9 UTC).
Os ventos constantes deste tufão são estimados em 90 nós (aproximadamente 166 km/h), mas com rajadas de 130 nós (240 km/h).
A previsão de deslocamento indica que Neoguri poderá atingir terras japonesas até 9 horas (12UTC) de terça-feira, 8 de julho.
Fonte: Climatempo