Previsão Sazonal e Desejos - Inverno 2008/2009

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!

No mês de Janeiro, VRSA apresenta um valor médio de 70,0mm e Faro de 66,6mm.

Não é só no Algarve que as trovoadas eram mais frequentes,eu lembro-me bem que nas decadas de 80/90 havia todos os verões trovoadas aqui no Porto sobertudo no final daqueles dias quentes e abafados e quando se conjugava atmosfera instável e calor...o céu a E/SE começava a escurecer muito.. ficava abafado e era cada uma que até assustava por vezes....rajadas de vento levantavam-se antes da trovoada e isto não falhava todos os verões....agora são bem mais raras ou fracas...Lembro-me de uma em 1988 no final dum dia extremamente quente ( 36 ºc) a circulação de vento esteve sempre de SE ( a brisa marítima não soprou) e ao fim do dia começaram a vir de SE uns pequenos cúmulos ( para leste o céu já estava escuro) e em coisa de 30 minutos cresceram até chegar a grandes cumulonimbos carregados de actividade , no começo da noite fortes rajadas de S a quase 90 km /h sopravam enquanto se viam os relâmpagos a aproximarem-se e a cair á frequencia de 1 por segundo ou mais...o resto da noite foi de grande chuva, vento, e a mais forte ( e duradoura ) trovoada e que assisti aqui no Porto... um corte de luz escureceu grande parte da cidade...

recordações de tempos idos... :)

Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?

:DPois é meus caros ... aqui o clima do Algarve e em todo o sul, aqui apresenta panos para mangas (acho que é assim que se diz :lmao::lmao:) !!
Era assunto para falarmos durante dias e dias, e verificando os factores desde temperaturas da água, atmosfera, comportamentos atmosféricos, La Nina, El Nino, NOA, Gotas Frias, ect ...
Enfim uma infinidade de variáveis que davam para acesa discussão "pacifica":D

E que ficavamos aqui a falar dias e dias !!

Se não falar do clima do Algarve e lançar aqui a discussão ( eu e o Algarvio1980 ) quem fala

Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?

E as chamadas trovoadas secas, que como o nome indica, não são acompanhadas por chuva? Assisti a uma há alguns anos no Douro, perto do Pinhão, e foi um espectáculo grandioso mas ao mesmo tempo assustador...:w00t:

De referir que nestas ocasiões podem infelizmente dar origem a incêndios florestais.:mad:

Mas onde tenho notado maior diferença nos ultimos anos tem sido nos meses de Novembro/Dezembro/Janeiro e Fevereiro, em que as depressõies a Oeste/Sudoeste do cabo de S. Vicente parecem-me ter sido muito excassas e antigamente parece-me que se viam muito mais !!
Atenção que falo no seu surgimento e não no seu trajecto Noroeste/Sueste !!

Mas isso está directamente relacionado com aquilo que referi anteriormente (mensagem anterior)!!
Existe uma coisa que também tenho imensa curiosidade ...

O clima da Madeira como tem evoluido nestes 20 anos, isso é algo que tenho imensa curiosidade tb !!
Sou algarvio mas acredito vivamente que o clima do sul de Portugal e da Madeira estão directamente relacionados e tenho a forte impressão que a precipitação na Madeira tem reduzido drasticamente ...

Estarei errado ??

Não é só no Algarve que tem chovido menos.
Penso que a quebra na precipitação seja geral, um pouco por todo o país.

É claro, que numa região onde a precipitação anual é pouco abundante, tudo o que se tira é preocupante.

Mas ao nível de percentagem, penso andar ela por ela (norte e sul).

Apesar da chuva de Janeiro, a percentagem de precipitação de 1 de Outubro a 31 de Janeiro, em relação aos valores normais 1971-2000 é a seguinte:

Destaque para o contraste entre o Barvalento e o Sotavento Algarvio.:hehe:

Em relação ao número médio de dias com trovoada por ano no Algarve importa salientar que existem diferenças significativas na região entre o barlavento e o sotavento. A região algarvia com maior número de dias de trovoadas por ano é o nordeste (Alcoutim), onde na Primavera são frequentes as trovoadas. Os algarvios do sotavento estavam habituados no passado a ver durante a tarde, nos meses de Abril e Maio, nuvens «de trovoada» a Nordeste, algo que nos últimos anos não tem ocorrido, segundo me têm dito. Por vezes estas nuvens desciam para o litoral.

De salientar também que em relação ao Algarve as normas mais antigas, da primeira metade do século XX não são muito fiáveis e apresentam algumas lacunas, segundo li algures num livro de geografia na FLUC.

Em relação às normas 1971-2000, não é só o Algarve que apresenta redução da precipitação total, praticamente todas as estações do país sofreram as mesmas alterações. No terço Ocidental de Espanha também suceram as mesmas alterações, estando muito marcada a redução da precipitação no mês de Março.

No passado o mês de Março era considerado por Orlando Ribeiro um dos meses mais chuvosos do ano, onde ocorria frequentemente o pico secundário de precipitação do ano, sendo o pico principal no mês de Dezembro. De facto, a redução da precipitação em Março ao longo dos últimos 20 anos é um caso de estudo interessante.

Quanto à redução da precipitação em Janeiro, é de salientar que no passado, na primeira metade do século XX, era frequente uma quebra da precipitação neste mês, devido à acção dos anticiclones de Inverno (Siberiano/Europa Central, Ilhas Britânicas, Atlântico Norte). Contudo a precipitação era retomada em Fevereiro e Março.

É espantoso o facto de Março já ser um mês seco na norma 1971-2000 em alguns locais da PI, como Madrid, onde tem uma precipitação inferior a 30 mm.

Mas compreendo o que o Aurélio tem dito, de facto desde o início de 2004 que os episódios de precipitação e trovoada no Algarve devido a depressões localizadas no Golfo de Cádiz têm sido raros... Vejamos os que eu me recordo...

- Final de Agosto de 2007
- Setembro de 2008
- Novembro de 2006
- Fevereiro de 2004
- Março de 2004
- Dezembro de 2005

Nos últimos anos a tendência tem sido vermos o Anticiclone em posições anómalas, muito a Norte no Verão, estacionado no Atlântico Norte no Inverno, aliás a tendência tem sido para uma estabilidade exagerada e anormal no Inverno.

Serão as alterações climáticas?

É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadas ;) a não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus :p

Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso:huh:, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas;).

Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso:huh:, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas;).

Eu não tenho certeza é só uma opnião minha, as trovoadas deste ano não foram relacionadas com cape mas sim com pós frontalidade ;)

O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia :)
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau :w00t:

O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia :)
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau :w00t:

Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.

Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.

Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do vento:p mas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este :)

Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do vento:p mas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este :)

Estive a fazer um apanhado do número de dias com vento de Leste neste ano e também no ano passado em Lisboa Gago Coutinho.

O período de análise é o mesmo nos dois anos. 28 de Novembro a 10 de Fevereiro.

Para o mesmo período, o ano passado apresentou quase o dobro do número de dias com vento na componente este.

Ogimet