Segundo o IM, a precipitação média do mês de Janeiro em Faro é de 62,7mm (normal de 1971-2000).
Também segundo o IM, Faro registou este último mês de Janeiro 66,6mm.
IM
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!
Segundo o IM, a precipitação média do mês de Janeiro em Faro é de 62,7mm (normal de 1971-2000).
Também segundo o IM, Faro registou este último mês de Janeiro 66,6mm.
IM
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!
Não é só no Algarve que as trovoadas eram mais frequentes,eu lembro-me bem que nas decadas de 80/90 havia todos os verões trovoadas aqui no Porto sobertudo no final daqueles dias quentes e abafados e quando se conjugava atmosfera instável e calor...o céu a E/SE começava a escurecer muito.. ficava abafado e era cada uma que até assustava por vezes....rajadas de vento levantavam-se antes da trovoada e isto não falhava todos os verões....agora são bem mais raras ou fracas...Lembro-me de uma em 1988 no final dum dia extremamente quente ( 36 ºc) a circulação de vento esteve sempre de SE ( a brisa marítima não soprou) e ao fim do dia começaram a vir de SE uns pequenos cúmulos ( para leste o céu já estava escuro) e em coisa de 30 minutos cresceram até chegar a grandes cumulonimbos carregados de actividade , no começo da noite fortes rajadas de S a quase 90 km /h sopravam enquanto se viam os relâmpagos a aproximarem-se e a cair á frequencia de 1 por segundo ou mais...o resto da noite foi de grande chuva, vento, e a mais forte ( e duradoura ) trovoada e que assisti aqui no Porto... um corte de luz escureceu grande parte da cidade...
recordações de tempos idos...![]()
Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?
É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadasa não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus
![]()
Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas
.
O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau![]()
Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.
Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do ventomas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este
![]()