Segundo o IM, a precipitação média do mês de Janeiro em Faro é de 62,7mm (normal de 1971-2000).
Também segundo o IM, Faro registou este último mês de Janeiro 66,6mm.
IM
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!
Segundo o IM, a precipitação média do mês de Janeiro em Faro é de 62,7mm (normal de 1971-2000).
Também segundo o IM, Faro registou este último mês de Janeiro 66,6mm.
IM
Eu tenho lido mas é relativamente a VRSA, tens a certeza que é Faro !!
Não é só no Algarve que as trovoadas eram mais frequentes,eu lembro-me bem que nas decadas de 80/90 havia todos os verões trovoadas aqui no Porto sobertudo no final daqueles dias quentes e abafados e quando se conjugava atmosfera instável e calor...o céu a E/SE começava a escurecer muito.. ficava abafado e era cada uma que até assustava por vezes....rajadas de vento levantavam-se antes da trovoada e isto não falhava todos os verões....agora são bem mais raras ou fracas...Lembro-me de uma em 1988 no final dum dia extremamente quente ( 36 ºc) a circulação de vento esteve sempre de SE ( a brisa marítima não soprou) e ao fim do dia começaram a vir de SE uns pequenos cúmulos ( para leste o céu já estava escuro) e em coisa de 30 minutos cresceram até chegar a grandes cumulonimbos carregados de actividade , no começo da noite fortes rajadas de S a quase 90 km /h sopravam enquanto se viam os relâmpagos a aproximarem-se e a cair á frequencia de 1 por segundo ou mais...o resto da noite foi de grande chuva, vento, e a mais forte ( e duradoura ) trovoada e que assisti aqui no Porto... um corte de luz escureceu grande parte da cidade...
recordações de tempos idos...
Sempre gostei de assistir a trovoadas, e estas de Verão são as mais interessantes. Ou eram. Há muitos anos que não assisto a uma trovoada a sério em Portugal. Vi uma no Verão de 2007 em Castilla la Mancha, no final de um dia de canícula. Em Portugal a última que me lembro foi no final de Outubro de 2001, na região de Lisboa. Os relâmpagos sucediam-se, era um por cada 5 segundos. Desde aí nada de jeito. Alguém sabe por quê?
É fácil, como aposto num Verão fresco é complicado que se formem trovoadas a não ser nas áreas ao pé da fronteira, e mesmo assim sabe Deus
Mas oh Mário como podes ter tanta certeza diiso, baseias-te no quê, e não te esqueças que este ano já houve umas trovaditas.
O Verão cá para mim vai ser quente... Também apenas uma opinião,sem muitos fundamentos..Apenas este: Este ano até agora tem sido marcado por muitos dias de vento este/ Nordeste.. No Inverno esse vento leva aos dias de maior frio..No Verão é ao contrário..Ou seja se continuar a tendência destas correntes de leste,iremos ter um Verão quente
Já o ano passado foi ao contrário..Muito poucos dias de leste no Inverno e no Verão a tendência continuou,o que fez com que as temperaturas fossem amenas e não tenhamos visto dias de grande calor.
Uma visão simplista de mais, talvez,mas como a tão longo prazo é dificil prever alguma coisa,neste momento baseio-me apenas nesta ideia
O resto do Inverno não me parece mesmo que venha algo de extremo..Ainda acredito que venha algum frio,mas já nada de especial.. ESte Inverno até agora já não foi nada mau
Houve alguns dias de fluxo de leste em Dezembro, mas em Janeiro e nos primeiros dias de Fevereiro até predominou o fluxo de oeste. Por isso tivemos tantos dias de precipitação.
Em Janeiro naqueles 5 ou 6 dias que Lisboa esteve perto dos 0 graus o vento também foi leste,como noutros dias com temperaturas baixas..
Claro que também houve bastante vento de Oeste ou Sudoeste pois não existem Invernos sempre com a mesma direcçao do vento mas comparativamente com o ano passado foi muito superior,4 ou 5 vezes superior..O ano passado pelo menos por aqui no Inverno todo devemos ter tido menos de 10 dias de vento Este