Bom, estamos na semana central de Fevereiro e as ideias vão começando a ficar mais esclarecidas.
A minha opinião de uma Primavera normal a fresca nas temperaturas e chuvosa sofreu algumas mudanças.
Descartei a possibilidade de ser fresca e houve algumas mudanças no geral.
A minha opinião:
Março: Temperatura na média, precipitação proxima da média.
Neste mês teremos uma circulação a predominar do quadrante oeste, com a sucessão de algumas perturbações que podem trazer eventos de instabilidade, e um ou outro evento de neve tardia nas cotas medias e altas do norte e centro.
Abril: Temperatura na média ou ligeiramente abaixo, precipitação acima da média.
Mês com o reforçar da circulação de W..de resto terá comportamente similar a Março.
Maio: Temperatura ligeiramente acima da média, precipitação na média ou ligeiramente abaixo.
Neste mês poderá ocorrer uma mudança para uma circulação mais de WSW, instabilidade ainda teremos alguma, mas as temperaturas estarão um pouco mais altas que o usual.
Outras possibilidades:
Para alem da minha analise há outras possibilidades que são validas, dado o facto de ocorrerem sempre pequenas modificações dentro de um padrão global.
Estas modificações podem ter grandes influencias, nomeadamente em paises com Portugal que se situam a latitudes de transição.
Saliento duas hipoteses extremas.
O CFS, modela uma Primavera quente e seca, fruto da subida da dorsal e situação de fluxo de SW em altura e E á superficie.
Outra possibilidade é a de uma Primavera fresca e chuvosa, em que teriamos um bloqueio mais centrado no Atlantico central ao invês do Atlantico NW e W), que traria um fluxo frio de NW em altura é á superficie, com entrada tambem de bastante precipitação.
A minha posição coloca-se entre estes dois cenários, com base na analise que fiz das teleconexões.