Previsões curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2019

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
No que se refere à neve... +36 horas

aromehd-45-36-1_zup7.png



P. S.: Iso 0°C

arome-37-26-1_rzg1.png
 
Última edição:
Ohhh Elsa :rolleyes:

c0jomG7.png


tTEM6Gd.gif


E mantém as piores previsões :hmm:

LdgKNKO.gif


YKkD9iP.png

3eT7ByM.png
yH096yX.png


Z7IpmFF.png
hVtJLoq.png


FmiooUH.png


E terá todos os ingredientes necessários para um temporal de Inverno à séria :trovao:

ylceskS.gif
 
Última edição:
@Ricardo Carvalho mais que rajadas, a velocidade média disparou para valores inacreditáveis. Perigoso.
Mete 90 km/h para cá!
Margem sul idem


Aquilo que me deixa mais preocupado e apreensivo em relação à situação é a concordância dos modelos a tão poucas horas de distância do evento João, existindo apenas algum desfasamento à hora em que a maior intensidade do mesmo pode acontecer por cá ,ou seja, numa hora, ou não em que ainda toda a gente anda na rua ,se fosse mais tarde, já seria menos preocupante! Contudo a predominância dos ventos de SW , nem à noite pode deixar ninguém tranquilo, dado que todas as nossas infraestruturas com ventos dos quadrantes de Sul são bem mais vulneráveis! Vamos aguardar pelas próximas saídas, mas a manter-se assim penso que será preciso muita precaução por parte das autoridades, e de nós cidadãos não nos expormos de forma irresponsável aos riscos inerentes desta situação, com certeza o IPMA lançará avisos Laranja/Vermelho para alguns distritos, inclusive os nossos!:unsure:

Previsão para o distrito de Setúbal GFS 18.00 UTC

s7pl6hl.png


Previsão para o distrito de Setúbal ECMWF 21.00 UTC

6iimISE.png


Meteograma

jeGw1Ek.png

1rXllvD.png
 
Última edição:
Não sei muito bem como é que o IPMA vai agir.

anim_kvs6.gif


Nomear 'Elsa' uma depressão gigantesca a norte dos Açores é simples e direto. Mas nos próximos dias surgirão vários núcleos secundários, incluindo possivelmente um que temporariamente aumentará a velocidade do vento no continente (72-96h).

A 96h as condições tempestuosas persistem no território português mas a 'Elsa' estará muito diferente em termos de configuração. Mas também não me parece muito prudente gastar os nomes dos ciclones. Chegar a 22 de Dez na 'Ines' é provavelmente excessivo.
 
Não sei muito bem como é que o IPMA vai agir.

anim_kvs6.gif


Nomear 'Elsa' uma depressão gigantesca a norte dos Açores é simples e direto. Mas nos próximos dias surgirão vários núcleos secundários, incluindo possivelmente um que temporariamente aumentará a velocidade do vento no continente (72-96h).

A 96h as condições tempestuosas persistem no território português mas a 'Elsa' estará muito diferente em termos de configuração. Mas também não me parece muito prudente gastar os nomes dos ciclones. Chegar a 22 de Dez na 'Ines' é provavelmente excessivo.


:thumbsup:

24yRnsi.png
 
Para os próximos dias mais dois sistemas frontais bastante activos, em especial na Quarta e Quinta-feira:

overview-20191216-12-054.jpg


overview-20191216-12-075.jpg


overview-20191216-12-078.jpg

Tendo em conta a chuva que já caiu, não sei como alguns rios em especial do Norte/Centro irão reagir, tudo irá depender da quantidade de precipitação..
 
Última edição:
Aparentemente, e segundo o ECMWF 12Z, a depressão irá entrar algures pela zona Norte ( GFS 12z coloca o centro um pouco mais a Sul ) o campo de ventos é extenso, muitas zonas em especial no litoral e terras altas a superar os 100 Km/h de rajada:

gustkph-20191216-12-078.jpg
 
logo_ipma_hp.png

Depressão ELSA - Portugal Continental - Comunicado nº 2

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2019-12-16 16:01 e 2019-12-20 03:00
Depressão ELSA - Portugal Continental - Comunicado nº 2
No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, o IPMA - Delegação Regional dos Açores, atribuiu o nome de ELSA a um núcleo depressionário de uma depressão complexa, com localização prevista em 50°N 28°W e com uma pressão atmosférica no seu centro de 968 hPa, no dia 17 de dezembro de 2019 às 18UTC. Portugal continental não será afetado diretamente pela depressão ELSA, mas sim pela corrente zonal originada pelo gradiente de pressão entre a referida depressão e um anticiclone localizado a sul do arquipélago dos Açores. Assim, entre o dia 18 e a manhã de dia 20, prevê-se um aumento da intensidade do vento em todo o continente, com rajadas até 80 km/h no litoral das regiões Norte e Centro e até 110 km/h nas terras altas, um aumento da altura significativa das ondas junt o à costa, com ondas predominantemente de oeste com 4 a 6 metros, e precipitação por vezes forte.As zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com vento forte e agitação marítima forte.Nota: Nesta altura do ano a hora UTC corresponde à hora local de Portugal Continental e da Madeira e a mais uma hora do que a hora local dos Açores.
Para mais detalhes para a navegação marítima consultar:http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Ter, 17 Dez 2019 16:38:18
 
sYgytfM.png


A level 2 was issued across Portugal mainly for tornadoes, excessive rainfall and severe wind gusts.

The highest severe weather threat is forecast across western Iberia. A tongue of enhanced lower tropospheric moisture, with mixing ratios above 10 g/kg, will impinge on the coastline of Portugal and southwestern Spain by the late evening hours. In combination with steepening lapse rates ahead of a deep approaching trough, MLCAPE between 500 and 1000 J/kg is forecast along the coastlines between Wednesday 21 and Thursday 06 UTC. Numerous waves of deep-moist convection are forecast across the area during this time. Strong lower tropospheric bulk shear, attaining 15 m/s in 0-1 km layer, as well as SRH between 100 and 250 m2/s2 in the same layer point to enhanced tornado threat, particularly if isolated supercells manage to develop. Besides tornadoes, severe wind gusts and excessive precipitation will be possible as well. Level 2 highlights an area with the highest threat of severe.

Further east, vertical wind shear will be lower and forecast profiles across coastlines of Algeria or Sardegna and Corsica point to the enhanced threat of excessive precipitation given high RH through low to mid-troposphere and low LCLs.
 
Previsão não oficial

PORTUGAL CONTINENTAL: Tempo severo (Tempestade Elsa)


18.12.2019_18h00.jpg

Carta Sinóptica de superfície prevista para
Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019_18h00


O território de Portugal Continental estará hoje condicionado pela profunda tempestade ELSA (965 hPa), localizada a noroeste da Península Ibérica por volta das 18h00 e que afectará todo o território de Portugal Continental, particularmente as regiões do norte e centro. Assim, um sistema frontal afectará todo o território do continente ao longo do dia de hoje, Quarta-feira: inicialmente a passagem da superfície frontal quente ao longo do dia e, posteriormente, a passagem da superfície frontal fria no final da tarde e início da noite.
Nestas condições sinópticas, numa primeira fase entre o início da manhã e o meio da tarde, é esperado um aumento da nebulosidade e ocorrência de precipitação fraca a moderada, com o vento a rodar para o quadrante sul e tendendo a intensificar-se ao longo do dia.
Numa segunda fase, a partir do final da tarde de hoje, ocorre a aproximação da superfície frontal fria ao litoral oeste, começando a afectar o território de Portugal Continental ao início da noite, do litoral para o interior e de norte para sul; a passagem desta superfície frontal fria dará origem a precipitação pontualmente forte, sob a forma de períodos de chuva intensos e que passarão progressivamente a aguaceiros, em especial no litoral oeste das regiões norte e centro; haverá ainda a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda de granizo. A quantidade de precipitação poderá ser bastante significativa nas regiões do norte e centro, existindo a probabilidade de inundações rápidas em meios urbanos e, pontualmente em algumas zonas do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral, ocorrer o transbordo do leito de alguns rios pelo fraco encaixe resultante da excessiva pluviosidade acumulada e aos solos já saturados.
Associado à passagem da superfície frontal fria estará associado o vento resultante da enorme diferença de pressão atmosférica entre o centro da tempestade ELSA (965 hPa) e um anticiclone centrado no norte de África (1023 hPa); a diferença tão enorme da pressão atmosférica dará origem a ventos fortes, com rajadas muito fortes (acima dos 100 km/h), especialmente no litoral oeste e nas terras altas.
Assim, para as regiões com maior probabilidade de serem afectadas pela intempérie (região norte e litoral centro) recomenda-se o acompanhamento do evoluir das condições meteorológicas, nomeadamente no período mais crítico a partir do meio da tarde de hoje e estar atento às recomendações das autoridades de protecção civil nacionais e municipais. Como já se referiu, não se descarta a ocorrência de inundações rápidas, particularmente em zonas urbanas, bem como a queda de estruturas que não estejam devidamente fixas; em caso de circulação, atenção aos lençóis de água e queda de árvores provocadas pelo vento forte.
A forte instabilidade tenderá a manter-se para Quinta-feira, onde se espera que as condições meteorológicas tendam também a agravar-se significativamente no centro e sul do continente.

EDIT (02h00): Faltou mencionar nesta previsão que a probabilidade de ocorrência de trovoadas durante a noite de hoje para amanhã estende-se a todo o território do continente.
 
Última edição:
Bem, até esta hora não existe qualquer aviso a baixo do distrito de Leiria para o dia de amanhã.

A última saída voltou a carregar no vento.
Vamos ver o que nos diz a próxima.

A esta hora já se sente o intensificar do vento em Peniche. Veremos.
A Estação do Cabo Carvoeiro foi arranjada há uns dois anos mas continua sem debitar dados.
Dava jeito neste evento!
 
Aviso à População: Precipitação forte e persistente, vento forte e agitação marítima
De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e no litoral e agitação marítima forte em toda a costa.

 
GFS 6z mostra dois sistemas frontais bastante activos, em especial para hoje, amanhã, e parte de sexta-feira:

anim_oua1.gif