Previsões curto prazo: até 3 dias (Fevereiro 2016)

Boa tarde! Alguem me sabe responder quando é que vai haver maior possibilidade de formação de geada aqui na zona de Fatima-Batalha? É que tenho de tomar providencias para proteger as minhas culturas agricolas... Obrigado!

• Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES
Boa tarde! Alguem me sabe responder quando é que vai haver maior possibilidade de formação de geada aqui na zona de Fatima-Batalha? É que tenho de tomar providencias para proteger as minhas culturas agricolas... Obrigado!
Não há previsão de geada para os próximos dias.

IPMA:

Previsão para 2ª feira, 15.fevereiro.2016

Períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade para
o final do dia.
Aguaceiros, diminuindo gradualmente de intensidade e de frequência
e sendo até ao meio da tarde.
Queda de neve até ao meio da tarde, sendo acima de 600 metros e
subindo gradualmente a cota para os 1000 metros.
Vento moderado a forte (25 a 45 km/h) do quadrante norte, com
rajadas até 90 km/h no litoral oeste, e sendo forte a muito forte
(45 a 60 km/h) com rajadas até 110 km/h nas terras altas.
Formação de gelo ou geada, em alguns locais do interior.
Descida da temperatura mínima, em especial na região Sul.

Atualizado a 13 de fevereiro de 2016 às 15:0 UTC

Previsão para 3ª feira, 16.fevereiro.2016

Céu pouco nublado ou limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante norte, soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral oeste e forte
(35 a 50 km/h) nas terras altas até ao final da manhã.
Formação de gelo ou geada, em especial nas regiões do interior.
Descida da temperatura mínima, em especial nas regiões
Norte e Centro.

METEOROLOGISTA: Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 13 de fevereiro de 2016 às 15:0 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/

• Gosto
Reactions: guisilva5000

Madrugada de terça pode ocorrer, convém saber o local exacto.

A cota da neve para amanhã quase de certeza será de 600 metros, o GFS já 2 dias que tem modelado essa cota.... acumular só mesmo acima 700/800 metros altitude,
O nosso próprio IPMA também dá cota de 600 para amanhã.
Sim, mas no Minho penso que poderá haver neve pontualmente aos 500 metros ou talvez um pouco menos. Vou ter os olhos no céu de certeza :)
´Faltava um pouco de frio a 850 hPa se tivéssemos iso -4 a história seria outra. Mas uma coisa é certa acima dos 800\900m vai ser memorável pois a precipitação é significativa. O Meteogalicia prevê cota 400 e já tem acertado no passado, vamos ver

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Já me dou contente se vir um bocadinho de sleet, água-neve, o que seja... e até acredito na possibilidade.
O factor que muitas das vezes não me deixa ter mínimas tão boas como outras zonas da cidade, (estar no topo duma colina, afastado de rios e ribeiros), também faz com que seja mais favorecido nestas situações.
2 minutos de neve como o ano passado(ou terá sido já há dois? nem sei...) e tenho o Inverno ganho. :D

P.S. Devia ter escrito isto no conversa livre.

Última edição:
O GFS 18Z mantem tudo igual, agora também não haverá alterações significativas e há que destacar uma coisa: Tanto o GFS como ECM modelaram este evento corretamente a mais de 120h!!! É raro! (Amanhã veremos se acertaram) :D