Previsões curto prazo: até 3 dias (Outubro 2015)

  • Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Fazendo um breve resumo das condições meteorológicas para os Açores nas próximas 48 horas. Um sistema frontal deverá atravessar lentamente o arquipélago com atividade fraca a moderada. Terá maior expressão nos níveis baixos (em altitude é apenas um cavado), especialmente no primeiro quilómetro e meio da atmosfera, e deverá começar as ilhas a partir de amanhã de manhã. A frente quente terá a particularidade de empurrar ar muito seco:

GIL0aIb.gif


EBXgqAT.gif


Apesar de haverem ventos moderados a fortes a 850 hPa, a humidade inconsistente dificultará a precipitação:

CktVtYS.png


n2hn5HI.gif


A atmosfera até aos 500 hPa evidencia humidades relativas interessantes mas não há grandes indicações de movimentos verticais intensos nem de vastas zonas de ar saturado. O CAPE será reduzido e o LI positivo. Desta forma os períodos de chuva ou aguaceiros poderão ser fracos a moderados, tendo também alguma dispersão. Estes serão mais comuns aquando da passagem da frente fria. Não descarto a ocorrência de aguaceiros ou períodos de chuva mais fortes devido a alguma convergência local associada à elevada água precipitável a 850 hPa (>1.5 polegadas = 38 milímetros). Parte dessa mesma água precipitável irá atingir posteriormente o noroeste da Península Ibérica:

8Vs9rV5.gif


Mais para a frente, o pós-frontal, ainda incerto, poderá trazer a primeira massa de ar muito frio da época. Se fosse em Janeiro provavelmente haveria neve em alguns locais inesperados:

WaIk9zP.png
 
Última edição:
Tenho algumas expectativas positivas acerca da massa de ar frio que anteriormente mencionei. O ar seco a 700 hPa deve obliterar a maior parte da chuva (e mesmo a 850 hPa o ar não está saturado):

aGEOGgn.png


hrsfFMa.png


Ainda assim, estou confiante relativamente à ocorrência de aguaceiros de granizo. Quanto à trovoada, bom, deposito a minha ténue esperança (porque trovoada e Açores tipicamente não combinam) no CAPE reduzido a moderado e na bolsa de ar ártico, extremamente fria, em altitude:

St1Ioig.png


Ainda faltam 2 dias. Há que acompanhar.

---

Adição - Na saída do GFS 12+66, para o G. Oriental, o cisalhamento (0-6 kms) tem valores muito elevados (>35 m/s). Desta forma, as nuvens com origem em convecção mais fraca serão literalmente decapitadas. Por outro lado, esta variável poderá auxiliar a formação de células mais fortes se houver condições para tal.
 
Última edição:
O GFS reforça a entrada de ar frio. Será reforçada por uma boa entrada aos 500hpa e aos 850hpa. Este mesmo modelo prevê que a iso0 desça até aos 1200/1300 metros entre a quinta-feira e sexta-feira. Com isto, a montanha do Pico será brindada com um manto de neve razoável, caso se verifique precipitação considerável em altitude. Há um modelo que prevê 15cm de acumulação. Esperar para ver :)
ff576e1b1e3b1b1b80e51dbc420ca3a0.jpg
 
Análise Quarta-Quinta

Alta pressão a vigorar abaixo do sistema Montejunto-Estrela, acima está numa luta com uma depressão que trará vento e chuva para o noroeste.

wRVRsGl.png

jnD5TyP.png

77PvoKT.png

ikJDV0v.png


Os próximos dois dias serão ligeiramente mais quentes no litoral, com a ISO 10ºC a chegar ao território com a frente quente:

yJiPMSe.png

ZAegw81.png


Precipitação no extremo noroeste vai ser um constante das 18h de hoje até à tarde da amanhã. Passagem de frentes sucessivas no extremo da península, Gerês deve acumular bastante:

6naGoKB.png

YoLVHZZ.png

ro2KnCJ.png

HIzuhuv.png

hMj4WO7.png

wovcoOz.png


Vento de S/SO será moderado em todo o litoral norte:

EMOBmfN.png

66eGMvD.png

nNz3tEM.png


No sábado chegará mais chuva e Novembro pode começar em grande no sul.

 
Para os Açores nesta quinta feira, haverá um agravamento significativo do estado do tempo.
Espera-se para toda a região vento forte, a muito forte, proveniente de noroeste entre 65 a 80km/h, com maior incidência no grupo ocidental, com rajadas na ordem dos 110km/h.
Haverá precipitação em todas as ilhas. Nota para a montanha do Pico com condições para nevar acima dos 1300/1400 metros.
Descida acentuada da temperatura do ar, na madrugada de sexta-feira.
Destaca-se também a sensação térmica, a qual será muito baixa combinada com a velocidade e rajada do vento.
 
Atualizando a passagem do ar frio pelos Açores... o IPMA já 'oficializou' a possibilidade da ocorrência de aguaceiros de granizo durante a madrugada. A neve, em teoria, deve cingir-se ao único local habitual... a montanha do Pico. Quanto à trovoada, há alguma, pouca, a noroeste do arquipélago:

5Fe931g.jpg


Há alguma concordância entre o sbCape e o mlCAPE:

qQZHP20.png


O cisalhamento, como escrevi antes, irá estar brutal, despedaçando, a meu ver, a maioria das células com intensidade fraca a moderada:

STnVESx.png


A humidade muito inconsistente deverá limitar o surgimento das células:

LB0IFDh.gif


A água precipitável total, fruto da proveniência da massa de ar, será extremamente baixa. Portanto, dificilmente ocorrerão aguaceiros fortes generalizados:

dEjvId6.gif


Como neve é carta fora do baralho, as melhores atrações deste evento são mesmo a ondulação marítima, o frio inóspito e os eventuais aguaceiros dispersos de granizo (muito queria eu adicionar trovoada a este lote mas é melhor não).
 
Análise Sábado - Dia de Halloween - Último dia de Outubro

O dia de amanhã será marcada por uma cut-off que se irá estabilizar a noroeste ao longo do dia, valores de pressão não são nada de mais:

wAhsdPk.png

EdGXw46.png

ex38AWR.png

Pdc9ZXo.png


Temperaturas mais frias devem se sentir de sul para norte, com a ISO 5ºC a entrar pelo sudoeste:

E6Y35DJ.png

3c4od52.png


O vento deve intensificar-se rapidamente à noite e o ponto máximo deve ser à meia-noite, com rajadas moderadas em todo a costa ocidental podendo chegar a forte:

UzXbS4V.png


Vento deve abrandar pela madrugada fora, pelas 06h já está moderado:

4gDDisw.png


Ao longo do dia deve continuar moderado no litoral e fraco no interior, com a chegada da noite deve ser nulo a fraco
:

AqVnJAE.png

64Zxjkm.png


Nebulosidade já chega de oeste, a primeira chuvada deve chegar à capital entre as 00h e as 03h:

lfFjXDX.png

LCSSQ1i.png


Pelas 06h-09h a frente continua rumo ao interior:

VehWv9Y.png

l19k9DE.png


E pelas 12h-15h é que sai do território, pós frontais podem chegar ao litoral norte e centro:

Wmudhjs.png

ylhaZvW.png


Com a chegada da noite podem chegar aguaceiros ao litoral e alguma chuva pode afetar o interior:

P0siRD6.png


Será um dia de chuva normal, maior parte deve acumular cerca de 10 mm-

Carta das frentes:

W6RC1ON.gif

0pFJWSU.gif


Bom fim de Outubro :rain: