Bruno Campos
Nimbostratus
No Golfo do México vai ganhar mais força... Começõu a a saga dos furacões de 2006. o 1º ja cá canta
Luis França disse:Aliás, aqui há uns anos, nuns estudos feitos pelos amarcanos dizia-se que num futuro mt próximo, o corredor entre a Madeira e os Açores iria (vai) ser o berço dos tornados/furacões que vão atingir a Europa e, logicamente, entram pela Ibéria dentro.
É só uma questão de tempo e de mentalização até nos habituarmos à ideia.
O Vince, Epsilon e Delta já cá chegaram e o ano passado tivemos o Rita e a Wilma a subir até à Nova Escócia onde as águas são bem mais frias.
Mais uma vez desculpem o desabafo longo.
Luís
Seringador disse:Boas!
Continua sossegado o Atlântico, está a ser uma época sossegada que tenho vindo a prever, animação vem mais para a frente
Reparem na animação da SST deste anos nas passadas 12 semanas, além de estar o golfo com anomalia ligeiramente negativa, a corrente das Canárias está no extremo de uma anomalia positiva da temperatura água
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/hurricane/12wksst.shtml
O mesmo período ano passado:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/hurricane/12wksst.shtml
Angelstorm disse:Boas Seringador.
Isso não quer dizer por exemplo que as Canárias poderiam hipoteticamente ser afectadas por uma eventual depressão tropical ou sub-tropical?
Tenho já 1 semana de férias marcadas para agosto para lá, e não me digam que ainda terei alguma surpresa!...
No ultimo ano houve uma depressão que afectou as Canárias, mas penso que já terá sido no outono. Poderá esta situação voltar a ocorrer e talvez mais cedo?
Seringador disse:Bem agora entramos na altura onde começarão segundo NOAA acção, segundo a média acumulativa de uma época tropical, para mim só mais tarde...
mas fica este quadro.
http://www.nhc.noaa.gov/gifs/pastprofileAT.gif
Não duvido!dj_alex disse:Ainda está tudo a ser cozinhado...quando o caldo estiver entornado, vão ser umas a seguir as outras
Data: 14 de Agosto de 2006
Autor: IM
A Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos (NOAA) refinou a qualidade das previsões para a época de ciclones tropicais deste ano no Atlântico e Caraíbas. Os meteorologistas da NOAA prevêem agora a ocorrência de sete a nove furacões, três ou quatro dos quais atingirão grande intensidade. No início da época a NOAA previa 13 a 16 tempestades, 10 das quais com características de furacão, sendo quatro a seis delas fenómenos muito intensos. No entanto, os técnicos referiram a probabilidade de este ano ainda se registar uma actividade superior à média, devido às elevadas temperaturas da água do mar à superfície e ao regime de ventos propício.
A época termina oficialmente a 30 de Novembro, embora se conheçam casos de ciclones tropicais que gerados na região após esta data. O último furacão da época de 2005 gerou-se a 30 de Dezembro e persistiu até 6 de Janeiro de 2006. Também durante a época recorde de furacões do ano passado já tinham sido identificadas nove tempestades até 8 de Agosto, em comparação com as três deste ano.